A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) suspendeu temporariamente a venda de 14 planos de saúde de cinco operadoras, em todo o país. O motivo é a alta taxa de reclamações dos usuários relacionadas à cobertura assistencial.
A agência informou que esses planos atendem a 62.704 beneficiários, mas que eles não serão afetados.
A proibição da venda começa a valer no próximo dia 13 e esse planos só poderão voltar a ser comercializados para novos clientes se as operadoras apresentarem melhora durante o período de monitoramento realizado pela ANS.
Veja aqui a lista de planos suspensos.
A ANS também divulgou a lista de planos que haviam sido suspensos e poderão voltar a ser comercializados. Consulte aqui.
Controle da ANS
Para garantir um atendimento de qualidade, a ANS monitora as reclamações e divulga os resultados trimestralmente. Elas se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura assistencial. A partir dessas informações, as operadoras são classificadas em faixas, possibilitando uma análise comparativa entre elas e acarretando a suspensão da comercialização dos planos mais reclamados.
Como registrar uma queixa sobre seu plano de saúde
Todo usuário que estiver insatisfeito com o serviço prestado pelo seu plano de saúde pode registrar queixa em diferentes canais de comunicação da ANS. Confira abaixo os meios possíveis:
Disque ANS: 0800 701 9656
Formulário eletrônico no site ans.gov.br
Central de atendimento para pessoas com deficiência auditiva 0800 021 2105
Além de 12 núcleos para Atendimento Presencial