[ad_1]
Ficar horas no computador ou no celular pode trazer uma consequência bem chata: dores nos músculos das mãos, que pode irradiar até para o braço. O problema é sério e, se contínuo, pode evoluir para uma artrite ou tendinite. Por outro lado, existem alongamentos bem simples capazes de prevenir essa dor nas mãos e nos punhos.
A fisioterapeuta Danielle Dias Mansur ensinou uma sequência que pode ser feita em casa. Ela ajuda a esticar e mover o punho e os dedos, dando aquela aliviada no desconforto. Daniela explica que é possível fazer os exercícios em pé ou sentado. “Mas é importante que, em todos eles, os ombros estejam relaxados para que não exista compensação de movimento”, explica.
Em cada posição a seguir, é preciso permanecer de 20 a 30 segundos. Confira a sequência:
Primeiro exercício – extensão do punho com cotovelo estendido
Inicie os exercícios estendendo a o braço à frente, com a mão para cima apontando a palma para frente. Com a mão oposta, puxe os dedos (incluindo o polegar), em direção ao corpo. Fique nesta posição por 20 ou 30 segundos e relaxe. Agora, troque de lado e repita.
Em um segundo momento, estenda o braço à frente, palma para cima e os dedos apontados para o chão. Assim, com a mão oposta puxe suavemente os dedos em direção ao corpo (atente para incluir o polegar). Faça o movimento com as duas mãos.
Segundo exercício – flexão de punho com o cotovelo estendido
Estenda o braço à frente, com os dedos apontados para o chão. Suavemente, pelo dorso da mão, puxe os dedos em direção ao corpo. Segure nesta posição e, na sequência, troque de lado e repita.
Terceiro exercício – posição da prece
Leve as mãos em posição de prece ao centro do peito. Faça uma pressão, empurrando de forma suave, uma contra a outra. Esse alongamento irá ajudar a alongar tanto os dedos, quanto os punhos.
Nessa posição, além de atentar para o relaxamento dos ombros, é importante que os antebraços estejam retos.
Quarto exercício – prece invertida
Nesse quarto exercício, você irá fazer uma posição parecida com a anterior, só que invertida. Dessa vez, você deve encostar os dorsos das mãos, de maneira que os dedos fiquem para baixo, e manter a posição, sem usar a força.
Também é importante deixar os antebraços retos. Esse é um ótimo exercício para alongar o punho.
Quinto exercício – circundução do punho
Com o punho cerrado (mãos fechadas), faça movimentos em círculos nos sentidos horário e anti-horário. Prontinho! procure fazer essa sequência pelo menos uma vez no dia.
Se gostou, confira outras séries de exercícios nos vídeos abaixo:
FIM DA TENDINITE EM 4 EXERCÍCIOS
EXERCÍCIOS PARA ACABAR COM A TENDINITE! Ajude outras pessoas, compartilhe essa informação!Dicas do fisioterapeuta e educador físico Reginaldo Ceolin#Equilibrese
Posted by Catraca Livre on Wednesday, November 28, 2018
[ad_2]
Fonte