Um homem de 33 anos é a primeira pessoa infectada com o novo coronavírus em solo alemão. De acordo com as autoridades de saúde do país, ele não esteve na China e pegou o vírus de uma colega chinesa que viajou à Alemanha a trabalho.
Este é o primeiro caso europeu relatado de transmissão de uma pessoa para outra. Casos semelhantes também ocorreram no Japão, Vietnã e Taiwan.
De acordo com o The Guardian, quando transmitiu o vírus, a mulher aparentemente não apresentava sintomas, o que causou ainda mais temor acerca da facilidade de transmissão internacional. Ela apenas começou a sentir-se mal no voo de volta à China.
A incubação do novo coronavírus, denominado oficialmente de 219-nCoV, varia entre um e 14 dias. Isso significa que, durante esse período, pessoas infectadas podem não apresentar sintomas e sequer saber que carregam o vírus. Porém, de acordo com a infectologista Thaís Guimarães, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), a maior transmissibilidade acontece quando o indivíduo começa a apresentar os primeiros sintomas, que incluem a febre. “O potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar e a gente não tem muito como conter”, explica a médica.
Sintomas do novo coronavírus
O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus e os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, pode haver síndrome respiratória aguda grave, condição que exige ventilação mecânica.
Como prevenir o novo coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
- evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
- realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
- utilizar lenço descartável para higiene nasal;
- cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
- não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
- manter os ambientes bem ventilados;
- evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
- evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (mascára cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
Saiba mais sobre os sintomas e formas de transmissão no link abaixo.