Com projetos de sustentabilidade em diferentes reas, a Algar Telecom, brao de telecomunicaes do Grupo Algar, com sede em Uberlndia, Minas Gerais, adotou aes para valorizar o trabalho da mulher e promover a igualdade de gnero. Batizado de Gente Servindo Gente, o programa tem o objetivo de ajudar as funcionrias na difcil tarefa de conciliar carreira e maternidade.
Depois do retorno da licena-maternidade, elas podem optar pelo trabalho em meio perodo em casa at que o filho complete 1 ano de idade. O desafio est em buscarmos caminhos para promover a igualdade de gnero, afirma Jean -Borges, presidente da Algar Telecom. Para ele, essa uma medida que exige urgncia, uma vez que h pesquisas que mostram o preconceito com grvidas no ambiente corporativo: Alguns dados indicam que metade das mulheres acaba deixando de lado algumas metas e ambies aps a maternidade.
O Gente Servindo Gente uma das aes que integram um programa mais amplo, o Talento Flex, que busca promover a qualidade de vida e incentivar a relao de confiana e a liberdade com responsabilidade. Para as mes que precisem ou queiram levar os filhos empresa, foi criado um espao adequado amamentao ou extrao e ao armazenamento do leite materno. Sabemos da importncia dessas aes e como elas influenciam outras pessoas em nossas cadeias de relacionamentos, diz Borges.
A Algar Telecom dividiu sua atuao em sustentabilidade de acordo com quatro princpios bsicos: reduo dos impactos ambientais; comunicao e cultura de sustentabilidade; conformidade das prticas focadas na busca de adequao s leis e certificaes; e investimento social nas comunidades por meio do Instituto Algar.
Essa diviso fornece companhia as diretrizes para avaliar a gesto da sustentabilidade nos assuntos que interessam a seus pblicos de relacionamento, ajudando na definio dos temas que devem ter prioridade, conforme sua relevncia para os negcios da Algar Telecom.
Em 2018, a companhia investiu 2,2 milhes de reais em projetos sociais do Instituto Algar, com foco em programas educacionais, como o Talentos do Futuro e o Transforma, realizados em parceria com escolas pblicas e secretarias da Educao nas regies onde a companhia atua, em 24 municpios de oito estados.
Alm disso, a Algar Telecom investiu 2,4milhes de reais em iniciativas voltadas para a proteo ambiental 75% desse valor em projetos de eficincia energtica, incluindo a instalao de painis fotovoltaicos para gerao prpria de energia.
O PODER TRANSFORMADOR DA DIGITALIZAO
Ao encurtar distncias entre pessoas e empresas, a operadora Vivo ajuda a gerar empregos, promove a incluso e reduz o impacto ambiental da sociedade |Velma Gregrio
AVivo, marca comercial da operadora espanhola telefnica no Brasil, acredita que pode gerar valor para a sociedade de duas maneiras. A primeira resultado do prprio tamanho da companhia, que est presente em 5000 cidades do pas, atendendo cerca de 100 milhes de pessoas. Um estudo encomendado consultoria PwC estima que, em 2018, a Vivo contribuiu com 1,07% do PIB brasileiro e para a manuteno de 580.000 empregos.
A segunda maneira de gerar valor tem a ver com a natureza do negcio da Vivo, que conectar pessoas e empresas. Ns somos um hub digital. Nossas conexes facilitam que as pessoas se aproximem, diz Renato Gasparetto, vice-presidente de relaes institucionais da -Telefnica. Enxergamos que nosso impacto se d em vrios aspectos da vida, muito alm do modo como as pessoas falam umas com as outras. Ele cita como exemplo os aplicativos de mobilidade, que s existem porque h uma conexo para permitir que uma pessoa entre em contato com o motorista de um carro ou com a empresa gestora de patinetes.
Como o Brasil um pas ainda com muitas deficincias na cobertura de internet, a Vivo considera a insero de novas comunidades na sociedade digital uma de suas funes sociais mais importantes. E o principal meio de que a empresa dispe para tornar a digitalizao cada vez mais inclusiva a ampliao da infraestrutura de rede para levar sinal a clientes em todo o pas. Em 2018, a Vivo investiu 6,9 bilhes de reais na ampliao de suas redes fixa e mvel.
A prioridade foi a expanso do sinal 4G, que tem maior capacidade de trfego de dados e mais velocidade. No ano passado, a rede 4G da Vivo chegou a 500 novas cidades, totalizando 3.100 em todo o Brasil. Assim, a companhia passou a atender 88% da populao brasileira com o sinal 4G.
Ao reduzir a distncia entre as pessoas, a digitalizao promovida pela Vivo tambm reduz o impacto ambiental da sociedade. A companhia calcula que, em 2018, seus produtos e servios ajudaram a evitar que seus clientes emitissem o equivalente a quase 121.000 toneladas de carbono uma quantidade quase 20% superior s emisses da Vivo com suas operaes, o que significa que a empresa gera um saldo positivo para o meio ambiente.
Para ampliar esse impacto, a Vivo anunciou a compra de Certificados de Energia Renovvel, que vo garantir que 100% de seu consumo de energia em 2019 seja de fontes renovveis. A compra desses certificados uma forma de uma empresa assegurar que a energia consumida seja renovvel sem precisar, ela prpria, construir ou ter uma usina de energia limpa.