A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre o uso de medicamentos para náuseas por gestantes contendo a substância ondansetrona. Isso porque a fórmula traz risco de má-formação orofacial, como lábio leporino, ao bebê.
O órgão está recomendando que os médicos tenham cautela na hora de prescrever os medicamentos, e que os cuidados com a indicação devem ser feitos principalmente no primeiro trimestre da gravidez.
Anvisa recolhe lenços umedecidos contaminados por bactéria
De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, após estudos, a Agência Espanhola de Medicamentos e Produtos Sanitários (Aemps) proibiu o uso da substância durante a gravidez.
Apesar de algumas entidades médicas relacionadas à ginecologia e obstetrícia alegarem que o risco é considerado baixo, eles recomendam que tal indicação seja feita apenas quando outras medidas não tiverem sucesso.
A Anvisa também recomendou que mulheres em idade fértil que fazem uso da medicação sejam orientadas a utilizar métodos contraceptivos eficazes.
Em contrapartida, Olímpio Barbosa de Moraes Filho, presidente da Comissão Nacional Especializada em Assistência Pré-Natal da entidade, acredita que a pesquisa é controversa.
jQuery(window).trigger('fbBeforeInit', params);
FB.init(params);
jQuery(window).trigger('fbAsyncInit');
;
(function(d, s, id)
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
)(jQuery);
Fonte