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As políticas do Brasil condenam a Amazônia a uma segunda onda de Covid-19

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Por Amazônia Real – 

Lucas Ferrante, Wilhelm Alexander Steinmetz, Alexandre Celestino Leite Almeida, Jeremias da Silva Leão, Ruth Camargo Vassão, Unaí Tupinambás, Philip Martin Fearnside, Luiz Henrique Duczmal

Os governantes da cidade de Manaus, do Estado do Amazonas e do Brasil vêm ignorando as informações científicas sobre a Covid-19 e seguem em direção a uma segunda onda. A ameaça que isto implica é detalhada em uma carta publicada em 07 de agosto de 2020 na prestigiada revista científica Nature Medicine. Segue a tradução em português do texto original [1]:

Até 20 de julho, o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo tanto em número de casos confirmados de Covid-19 (2,074,860) quanto em mortes (78,772) [2]. O primeiro caso na região amazônica do Brasil foi relatado em 13 de março, no Estado do Amazonas [3]; essa região é particularmente sensível à Covid-19 devido ao grande número de povos indígenas e seus descendentes, que fazem parte do grupo de risco da Covid-19 [4].

Em 17 de abril, quando o número acumulado de casos confirmados no Amazonas totalizou 1.809 e as mortes confirmadas totalizaram 145 [3], alertamos que seria necessário um distanciamento social estrito em Manaus e a restrição de viagens estaduais e interestaduais (rodoviária, aérea e fluvial) para evitar que o vírus Sars-CoV-2 se espalhasse no interior do estado [4]. Nenhuma dessas medidas foi tomada e, entre a data do aviso e 20 de julho, os casos confirmados no Amazonas aumentaram 4.051% (atingindo 91.387) e as mortes confirmadas aumentaram 2.069%, totalizando 3.146, de acordo com dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) [3], do governo do estado.

Segundo o prefeito de Manaus, o sistema de saúde entrou em colapso em abril, assim como os cemitérios da cidade [3]. Quase todas as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do estado estão localizadas em Manaus. Isso significa que o colapso do sistema de saúde em Manaus representa um colapso do sistema de saúde de todo o estado do Amazonas, que é o maior do Brasil em termos de área e ocupa aproximadamente um terço da região Amazônica do país.

Em 06 de maio, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas aprovou uma lei que permitia a reabertura de templos e igrejas [5]. A reabertura de lojas “não essenciais” ocorreu em 1º de junho. As informações científicas foram ignoradas pelos tomadores de decisão [5, 6], que se basearam em “opiniões” não publicadas e não revisadas pelos pares, sugerindo o fim do isolamento social e colocando assim milhares de vidas em risco [7]. Argumentos não científicos também apoiaram novos processos movidos pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas e pela Federação da Indústria do Estado do Amazonas para impedir a declaração de um “lockdown” (bloqueio) [5]. O Ministério Público do Estado do Amazonas tentou estabelecer um “lockdown” para conter a pandemia na cidade de Manaus, mas um juiz local negou o pedido, alegando falta de informações suficientes [8].

Estudos demonstraram que as infecções por Covid-19 podem ser significativamente reduzidas por medidas de isolamento social [9], e a duração ideal dessas medidas é superior a dois meses [10]. Esse não foi o caminho seguido em Manaus, contrariando as recomendações de especialistas ao Ministério Público do Estado [5,6 ]. As escolas particulares de Manaus reabriram ao longo das duas primeiras semanas de julho e, em 17 de julho, o sindicato dos professores das escolas públicas votou para entrar em greve se o governo do estado cumprir seu plano de reabertura de escolas públicas em agosto sem uma série de adaptações de edifícios escolares, entre outras medidas. A suspensão das atividades escolares e o fechamento do entretenimento e outros estabelecimentos comerciais têm se mostrado medidas críticas para retardar o avanço da pandemia [9]. Infelizmente, o nível geral de atividade nas ruas e estabelecimentos comerciais de Manaus voltou ao normal, apesar da maior parte da população não ter imunidade conhecida ao vírus [6].

A falha em tomar medidas para evitar um novo aumento de casos e no número de mortes é de responsabilidade dos governos federal, estaduais e municipais. O rápido aumento do número de casos no interior do estado (inclusive em comunidades indígenas) pressionará as UTIs em Manaus [6]. No entanto, mesmo nestas condições, o prefeito de Manaus decidiu fechar os hospitais de campanha, o que deixa a região vulnerável a uma segunda onda de infecção.

Em 08 de julho, o presidente Bolsonaro vetou medidas para proteger os povos indígenas da Covid-19, como distribuição gratuita de materiais de higiene e limpeza e desinfecção de aldeias, além de vetar o fornecimento de leitos hospitalares, unidades de terapia intensiva, ventiladores e equipamento para oxigenação do sangue [11]. Para comunidades tradicionais, incluindo as dos povos indígenas, a perda de um cacique ou ancião da aldeia pode levar à extinção de suas culturas, porque as tradições são transmitidas oralmente pelos mais velhos.

A manutenção da floresta amazônica está ligada à manutenção dos povos indígenas e outros povos tradicionais, uma vez que as terras destes grupos protegem um terço do que resta da floresta amazônica brasileira. É preocupante que o número de casos oficialmente confirmados pelo governo do estado seja maior do que na primeira quinzena de abril [3], que precedeu o grande pico de casos e mortes que desmoronaram o sistema de saúde em abril e maio [5]. Para evitar uma segunda onda de pandemia na Amazônia, medidas efetivas, como o fechamento de escolas e serviços não essenciais, precisam ser implementadas imediatamente.

NOTAS

1.Ferrante, L., W.A. Steinmetz, A.C.L. Almeida, J. Leão, R.C. Vassão, U. Tupinambás, P.M. Fearnside, L.H. Duczmal. 2020. Brazil’s policies condemn Amazonia to a second wave of COVID-19. Nature Medicine 26(8)

2.WHO (World Health Organization). 2020. WHO Coronavirus disease (COVID-19) Situation Report – 170. WHO, Genebra, Suíça.

3.FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas). 2020. Boletim Diário COVID-19 no Amazonas 18 de junho de 2020. FVS-AM, Manaus, AM.

4.Ferrante , L. & Fearnside, P.M. 2020. Protect indigenous peoples from COVID-19. Science, 368: 251. https://doi.org/1,0.1126/science.abc0073

5.Ferrante, L. & Fearnside, P.M. 2020O porquê precisamos de “lockdown” em Manaus. Amazônia Real, 13 de maio de 2020.

6.Ferrante, L., Steinmetz, W.A.C., Duczmal, L.H., Teixeira, R.T., Pereira, H.S., Leão, J.S., Candotti, F.M., Baccaro F.B. & Vassão, R.C. 2020. Nota técnica de avaliação e diretrizes para tomada de decisão frente à pandemia da COVID-19 em Manaus. Ministério Público em Amazonas, Manaus, AM.

7.Filho, J. 2020. Coronavírus: Como Samy Dana promoveu um estudo desastrado usado para defender o fim do isolamento. The Intercept Brasil, 10 de maio de 2020.

8.Poder Judiciário do Estado do Amazonas Juízo de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública. 2020. Processo: 0814463-25.2020.8.04.0001 https://diretoaopontonews.com.br/wp-

9.Hsiang, S., Allen, D., Annan-Phan, S., Bell, K., Bolliger, I., Chong, T., Druckenmiller, H., Huang, L.Y., Hultgren, A., Krasovich, E., Lau, P., Lee, J., Rolf, E., Tseng, J. & Wu, T. 2020. The effect of large-scale anti-contagion policies on the COVID-19 pandemic. Nature.

10.López, L., Rodó, X. 2020. The end of social confinement and COVID-19 re-emergence risk. Nature Human Behaviour 4:746–755.

11.Ribeiro, L. Bolsonaro veta obrigatoriedade de leitos para índios. UOL, 08 de julho de 2020.

A imagem deste artigo mostra movimento em rua no centro de Manaus quando os comércios foram reaberturas durante a pandemia. (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real)

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