É necessário estar cada vez mais bem informado a respeito da pandemia do novo coronavírus que assola o Brasil e o mundo. O momento é de cautela, de isolamento social e muita higiene, justamente para que não aconteça no nosso país o que está acontecendo na Europa, por exemplo.
Abaixo, listamos as principais notícias desta sexta-feira, 20 de março, para você ficar por dentro de tudo o que aconteceu:
- O Brasil registrou 11 mortes e 904 casos confirmados de coronavírus. O Ministério da Saúde prevê disparada dos casos no mês de abril e queda somente em setembro.
- O Senado brasileiro aprovou o decreto que reconhece que o país está em estado de calamidade pública por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus.
- O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), decretou calamidade pública em todo o estado. Em coletiva de imprensa, Doria ainda deu boas alfinetadas no presidente Jair Bolsonaro.
- O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desdenhou do potencial do coronavírus. “Já levei facada, não é uma gripezinha que vai me derrubar”, afirmou em coletiva de imprensa.
- O Ministério da Saúde anunciou mudanças nos protocolos adotados por postos de saúde em virtude da covid-19. As novas regras dizem respeito ao atendimento dos pacientes com sintomas da doença e ao encaminhamento de casos mais graves.
- A primeira morte por coronavírus no Rio de Janeiro foi de uma empregada doméstica que foi infectada pela própria patroa, no Leblon.
- A Itália bateu o recorde no número de mortos pelo coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 627 óbitos. Ao todo, a covid-19 já vitimou 4.032 pessoas no país europeu.
- No mundo, o número de mortes pelo novo coronavírus chegou a 10.031 nesta sexta-feira, 20. O levantamento foi divulgado pela universidade norte-americana Johns Hopkins.
- A curva de contágio do coronavírus no Brasil se parece muito com a da Europa, continente mais atingido pelo vírus. A análise foi feita por especialistas italianos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
- Droga anunciada como promissora contra coronavírus passa a ser controlada. Medida vai permitir que pacientes que já utilizam o medicamento para outras doenças não fiquem sem tratamento.
- Festival de música on-line tem vários shows para você curtir da quarenta. Martinho da Vila, Adriana Calcanhotto, Jards Macalé, Mallu Magalhães, Nego do Borel e várias outras feras fazem pocket shows de suas próprias casas.
- Profissionais da saúde relataram agressões a caminho de hospitais em São Paulo. O motivo seria a presença destes profissionais no transporte público da capital, o que estaria assustando outros passageiros.
- Conheça 40 sites que oferecem cursos online gratuitos para ocupar a mente na quarentena. Para você passar esse tempo de isolamento de maneira mais produtiva!