Um bebê fofinho e bem bochechudo fez sucesso na maternidade em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, ao nascer com quase 5kg.
No Facebook, a mãe, a esteticista Evilyn Cavalcante, postou fotos do menino e comemorou: “Nasceu nosso príncipe! 4.495kg e 48cm de pura gostosura”, escreveu ela em seu perfil. O post teve centenas de curtidas e comentários de familiares e conhecidos, que ficaram admirados com o tamanho do bebê.
Apelidado pela mãe de Fofão, o pequeno Carlos Gael surpreendeu os pais com o peso. Ao G1, a mãe disse que não esperava um bebê tão grande já que o último ultrassom, feito há 15 dias, mostrava que o menino viria ao mundo com cerca de 3,8 kg.
Peso de recém-nascidos
Sob condições ideais, depois de passar em média 40 semanas no útero materno, os bebês costumam vir ao mundo com aproximadamente 50 centímetros de comprimento, de acordo com a tabela padrão da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esse tamanho pode variar dois ou três centímetros para mais ou para menos nessa idade gestacional.
Quanto ao peso, o ideal esperado de um recém-nascido é variar entre 2.500g e 4.000g. De acordo com o Ministério da Saúde, o baixo peso ao nascer (menor que 2.500g) é associado a maior mortalidade e morbidade neonatal e infantil, sendo considerado o fator isolado mais influente na sobrevivência nos primeiros anos de vida.
No outro extremo, acima de 4 kg, o bebê é considerado maior que a média e pode isso pode representar maior risco de complicações no parto.
O estado nutricional pré-gestacional e a alimentação materna durante essa fase podem influenciar as condições de saúde do feto, incluindo o peso ao nascer. O acompanhamento pré-natal é importantíssimo para identificar e evitar fatores de risco tanto para o bebê, quanto para a mãe.