O Ministério da Saúde confirmou o terceiro caso do novo coronavírus nesta quarta-feira, 4. Trata-se de uma criança que esteve na Itália e mora na capital paulista. Um quarto caso possível está aguardando confirmação do exame de contraprova. As informações são do jornal O Globo.
Até o momento, de acordo com o último balanço oficial, o país tem 488 casos suspeitos em investigação. Desde o início do monitoramento, 240 suspeitas foram descartadas.
Casos confirmados
O primeiro caso do novo coronavírus foi identificado no dia 26 de fevereiro e trata-se de um homem de 61 anos. Já o segundo é um paciente de 32 anos. Ambos estiveram na Itália poucos dias antes de começarem a apresentar os primeiros sintomas, como tosse, coriza e febre.
Os dois pacientes estão em isolamento domiciliar.
Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?
Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou outro país com surto ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.
Dicas de prevenção:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa
-Lavar as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool 70%
-Usar lenço descartável para higiene nasal
-Não compartilhar objetos de uso pessoal
-Manter o ambiente ventilado
-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.
Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.