O Ministério da Saúde informou que vai começar a testar, para o novo coronavírus, pacientes que apresentarem o quadro de “Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)”, mesmo que esses não tenham viajado para fora do país. Até então, apenas pessoas com histórico de viagens para o exterior eram submetidas a esse exame específico.
De acordo com a pasta, a medida vai de acordo com uma nova definição da Organização Mundial da Saúde (OMS) e passará a valer apenas em cidades em que há casos confirmados.
A ampliação dos testes vai ajudar a monitorar uma possível transmissão comunitária, que acontece quando há um aumento de número de casos e não é possível mapear a origem do vírus.
Além disso, também serão aplicados testes para o novo coronavírus em pacientes com sintomas e que são atendidos em postos da Rede Sentinela, nas cidades com casos registrados.
Como acontece a transmissão
O principal meio de transmissão é entre pessoas, ou seja, ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas com o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos. Outras pessoas podem se infectar ao tocar nesses locais contaminados, levando suas mãos aos olhos, nariz e boca.
Sintomas de coronavírus
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado, com febre, tosse e dificuldade para respirar. O Covid-19 pode, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa
-Usar lenço descartável para higiene nasal
-Não compartilhar objetos de uso pessoal
-Manter o ambiente ventilado
Devo usar máscaras para me proteger?
No atual estágio da epidemia, o uso de máscara não é uma recomendação para a população em geral, apenas para pessoas que apresentem os sintomas, para que essas evitem a transmissão. Além dos infectados com o vírus, cuidadores desses doentes e profissionais de saúde também são orientados a fazerem uso desse recurso.
Saiba mais sobre os sintomas e formas de transmissão no link abaixo.