Marchinhas, confetes e serpetinas invadiram muitas cidades brasileiras neste último final de semana. O chamado “pré-carnaval” começou anunciando que o próximo feriado será de muita folia. Mas, para muitas pessoas, o carnaval também traz preocupação extra com a forma física, levando à adoção de dietas malucas para atingir uma rápida perda de peso.
Os riscos que as dietas restritivas trazem são muitos. Dietas hipocalóricas – aquelas com baixíssimo aporte enérgico, e comuns nesse período de carnaval – são perigosas e podem fazer com que o bloco passe e você fique sem condições de acompanhá-lo. Seguir esse tipo de dieta tende a resultar em desânimo, indisposição, falta de energia e até causar a prejuízos clínicos.
É importante lembrar que não existem transformações corporais milagrosas em uma semana. A grande maioria das pessoas que perde peso adotando regimes restritivos recupera tudo ou mais em pouco tempo. Ou seja, além de essa estratégia tender a não durar até a quarta-feira de cinzas, ela tem o poder de causar sérios prejuízos para você.
Por isso, ao invés de correr esses riscos e ficar sem diversão, a saída está longe de ficar sem comer, ou comer muito pouco. Ao contrário, nos dias de festa, alimente-se com comidas leves, sem restringir nenhum grupo alimentar. E não esqueça da hidratação.
Aproveitar a folia depende apenas de você! Rasgue a fantasia, jogue confete, abuse do glitter, e, o mais importante, curta e respeite seu corpo na folia do jeito que ele é.
Texto escrito pela nutricionista Marcela Kotait.