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UTIs lotadas em algumas cidades e número de casos de infecção pelo novo coronavírus em alta. A solução passa pelo isolamento social – e algumas campanhas, sejam novas, sejam menos recentes, chocam, emocionam ou fazem rir ao tratar do tema.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
Confira, a seguir, algumas delas:
Elo
Não faltou humor ao comercial da bandeira de cartões de crédito produzido pela Wieden+Kennedy São Paulo. Trata-se da releitura de uma campanha produzida no ano passado. Neste ano, o mote foi: “Vai na sua. Vai com Elo. Mas fique em casa”.
Governo do Arquipélago da Madeira (Portugal)
Conhecer o destino europeu está na lista de muitas pessoas. Mas, em época de Covid-19, o órgão de turismo local lançou a campanha “Stay home now. Dream online. Visit us later!” (“Fique em casa. Sonhe online. Visite-nos mais tarde!”). Foram lançados vídeos com atividades e experiências nas ilhas e posts nas redes sociais, direcionando o internauta para o site.
Governo do Estado do Ceará
A ideia foi impressionar quem ainda insistia em sair de casa. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde investiu em frases de impacto, como “Geral tá reunida para ver live? Olha que depois é sofrência no hospital”. A campanha ganhou as redes sociais do órgão governamental. Muita gente curtiu, mas houve quem dissesse que as peças eram um atentado à saúde mental dos cearenses.
Heinz
A marca de ketchup, com a agência Rethink, criou para os canadenses um quebra-cabeças especial. Feito sob medida, ele tem 570 peças – todas elas em vermelho. Sabe por quê? A empresa explica: “Coisas boas levam tempo. Agora, temos um pouco mais de tempo”.
Honda
A empresa do setor automotivo nos Emirados Árabes Unidos usou graça para fazer o comercial, com criação da Memac Ogilvy Dubai. E contou aos internautas como é produzir, filmar, gravar e editar um vídeo sobre os carros feitos pela montadora a partir de casa. O final do vídeo vale um sorriso.
Kiss FM
Ídolos do rock como Keith Richards, 76 anos, Patti Smith, 75 anos, e Paul McCartney, 77 anos, são as estrelas da campanha, criada pela AlmapBBDO para a rádio. A ação “Vida Longa ao Rock. Fique em casa” reforça a necessidade do isolamento social – e lembra que os mais velhos são, estatisticamente, mais suscetíveis à Covid-19.
Nike
A marca esportiva deixa claro que essa situação é algo que se supera quando todos estão unidos. A mensagem é que temos de permanecer em isolamento social por 7,8 bilhões de pessoas. Participam do vídeo, que tem criação da Wieden + Kennedy USA, os atletas LeBron James, Ramla Ali e Sara Hughes, entre outros.
Prefeitura de São Paulo
O governo da capital paulista convocou Thelma Assis, vencedora do Big Brother Brasil deste ano, para dar o recado: ela sabe o que é ficar confinada (permaneceu no BBB por três meses) e entende de saúde (é médica). E pede que a população mantenha o isolamento social. Sob a batuta da Lua Propaganda, foram criados filme para TV e internet, spot para rádio e peças para redes sociais.
Treloso
Entre as campanhas sobre isolamento social, a da marca de biscoitos aposta em crianças que falam com avós. Fazem declarações de amor e pedem que fiquem em casa. Elaborada pela Ampla Comunicação, a ação foi para a TV e as redes sociais. E convidou outros netos a participar, enviando vídeos com a hashtag #VovoFicaEmCasa.
Webmotors
“A propaganda que não quer ser vista.” Esse foi o mote do time de branding e criação da Webmotors, em parceria com Acessooh e JCDecaux, para a campanha de incentivo a não sair de casa. A ação contou com mais de 100 relógios de rua e painéis de LED em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Londrina, Cuiabá, Caxias do Sul e Joinville.
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