[ad_1]
O Dia de Doar, realizado mundialmente no fim do ano, ganha uma edição extra: em 5 de maio, contra o novo coronavírus. A ideia é arrecadar recursos para reduzir os impactos da Covid-19.
Catraca Livre criou o projeto Causando, apoiado pelo Carrefour, para mostrar como as marcas desenvolvem e assumem causas.
A época original do evento, que promove a cultura de doação, permanece no segundo semestre – será em 1º de dezembro. Mas a emergência da situação atual exigiu um esforço adicional, que recebeu o nome Dia de Doar Agora. No exterior, foi batizado #GivingTuesdayNow.
Até agora, no Brasil, foram captados quase R$ 4 bilhões, em função do novo coronavírus, segundo o Monitor das Doações. São mais de 200 campanhas e 159 mil doadores no país.
A expectativa é ampliar esse valor. Mas não só. Celebrar o que já foi recebido e o poder de transformação das doações fazem parte do Dia de Doar Agora.
Por isso, a proposta é que cada participante do movimento crie sua própria iniciativa e compartilhe nas mídias sociais.
Essa data, lembra a organização do Dia de Doar, só existe com a união de cada pessoa que faz sua ação, seja doando, seja estimulando a doação.
Há material de divulgação no site do Dia de Doar, especialmente feito para a edição contra o coronavírus. O internauta também encontra sugestões para a cultura de doação e dicas para as organizações que queiram participar do movimento no dia 5 de maio.
As opções para doação são variadas. Existem mapeamentos de iniciativas em relação à Covid-19, apps de doação como o Ribon e relações de ONGs que cumprem critérios como transparência e gestão.
Vale apoiar e mostrar a boa ação, incentivando outros a aderir. Nas redes sociais, a ideia é usar as hashtags #DiaDeDoar, #DiaDeDoarAgora, #EuDoei e #OrgulhoDeSerDoador.
Dia de Doar: história
O movimento começou em 2012 nos EUA e, no ano seguinte, teve a participação do Brasil. Atualmente, 45 países fazem parte do Dia de Doar.
O #GivingTuesday (terça-feira de doação), como é conhecida a data, é promovido sempre na primeira terça-feira depois do ThanksgivingDay (Dia de Ação de Graças), seguindo as datas comerciais já famosas como BlackFriday e CyberMonday.
Realizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, o Dia de Doar reúne organizações e indivíduos que buscam promover mais generosidade na sociedade.
No Brasil, o #GivingTuesday tem como representante oficial a ABCR (Associação Brasileira dos Captadores de Recursos). O evento é realizado em parceria com a Umbigo do Mundo.
[ad_2]
Fonte