A prefeitura de Los Angeles, na Califórnia (EUA), declarou estado de emergência após a confirmação de novos casos de coronavírus (Covid-19).
As autoridades sanitárias anunciaram que seis novos casos de infecção foram confirmados na cidade. Uma pessoa já tinha testado positivo na região em fevereiro. As informações são da Agência Brasil.
Os Estados Unidos têm 11 mortes confirmadas pelo Convid-19. Em todo o país, mais de 130 pessoas foram infectadas até agora pelo vírus em mais de uma dúzia de estados.
Os técnicos sanitários da prefeitura de Los Angeles afirmaram que vão acelerar a realização de testes do vírus, o fornecimento de apoio para os moradores de rua e a divulgação de atualizações diárias sobre o surto por rádio.
Eles pedem ainda que escolas, empresas e estabelecimentos se planejem para a possibilidade de fechamento de suas instalações.
Já a cidade de San Francisco, também no estado da Califórnia, declarou estado de emergência em 25 de fevereiro.
Mais um caso no Brasil
Casos no Brasil
Nesta quarta-feira, 4, o Ministério da Saúde confirmou o terceiro caso do novo coronavírus. Trata-se de uma criança que mora em São Paulo e esteve na Itália. Um quarto caso possível está aguardando confirmação do exame de contraprova.
Até o momento, de acordo com o último balanço oficial, o país tem 488 casos suspeitos em investigação. Desde o início do monitoramento, 240 suspeitas foram descartadas.
O nono coronavírus matou mais de 3.200 pessoas desde que surgiu na China em dezembro.
Como é definido um caso suspeito do novo coronavírus?
Um caso suspeito é definido quando o paciente possuir o critério clínico de febre acompanhada de sintomas respiratórios e atender uma das três situações: ter viajado nos últimos 14 dias antes do início dos sintomas para a China ou outro país com surto ou ter tido contato próximo com um caso suspeito ou confirmado.
Dicas de prevenção:
-Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz
-Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa
-Lavar as mãos com água e sabão, por pelo menos 20 segundos, ou usar antisséptico de mãos à base de álcool 70%
-Usar lenço descartável para higiene nasal
-Não compartilhar objetos de uso pessoal
-Manter o ambiente ventilado
-Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.
Saiba mais detalhes sobre a transmissibilidade do vírus, os sintomas e as formas de prevenção no link abaixo.