Uma menina brasileira de 10 anos está internada e os pais dela foram isolados em um hospital de Palawan, nas Filipinas, com suspeita de coronavírus, segundo o site local da CNN. A família, que mora em Wuhan, na China, epicentro dos casos de infecções, apresentou sintomas de gripe após desembarcar nas Filipinas para passar as férias.
A criança estava com febre, além de manifestar dificuldades respiratórias. Os médicos agora estão tentando determinar se é algo bacteriano ou viral e os exames devem sair na quarta-feira. Já os pais da menina não apresentavam os mesmos sintomas, apenas o pai reclamou de dor de garganta.
Segundo a CNN, os pacientes devem ficar isolados de cinco a 14 dias, como orienta o protocolo.
Casos não param de aumentar
O novo coronavírus, que se espalhou rapidamente pela China, já matou mais de 80 e infectou mais 2.700 pessoas em todo o mundo.
Após a disseminação do novo coronavírus em partes da Ásia, casos também foram registrados nos Estados Unidos, França, Austrália, Malásia, Japão, Tailândia, Macau, Austrália, Cingapura, Taiwan, Coreia do Sul, Vietnã e Nepal. Apesar das suspeitas, ainda não há casos confirmados nas Filipinas.
Cidades isoladas
Na semana passada, as autoridades chinesas isolaram três cidades do país em um esforço para controlar a propagação de coronavírus.
Depois de Wuhan, considerada localidade de origem do vírus, os municípios vizinhos de Huanggang –-com 7,5 milhões de habitantes– e Ezhou –com 1 milhão de moradores-– foram isolados e os trens tiveram a circulação interrompida, de acordo com a BBC.
O governo também pediu para que os moradores de Wuhan não deixem a cidade se não houver uma razão específica, usem máscaras e evitam multidões.
Sintomas do coronavírus
Segundo a Organização Mundial da Saúde, os sinais comuns de infecção por coronavírus incluem sintomas respiratórios, febre, tosse, falta de ar e dificuldades respiratórias. Em casos mais graves, pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até morte.