[ad_1]
As sequelas deixadas pelo novo coronavírus não são apenas respiratórias e, com o passar do tempo, isso vem ficando mais claro. Além de afetar órgãos como os rins, fígado, coração, a doença também causa dano ao cérebro. É o que centenas de estudos têm observado. Um deles, feito em abril, na França, notou problemas neurológicos, principalmente, confusão e delírio, em pacientes hospitalizados UTIs com covid-19.
Ao todo, 58 pacientes foram avaliados por médicos intensivistas. Na admissão na UTI, ou seja, antes de iniciar o tratamento, 8 dos 58 pacientes (14%) já estavam apresentando algum comprometimento neurológico. Em 39 pacientes (67%), essa alteração foi percebida quando a sedação e um bloqueador neuromuscular foram suspensos.
A agitação estava presente em 40 pacientes (69%) quando o bloqueio neuromuscular foi interrompido. Observou-se que um total de 26 dos 40 pacientes apresentavam confusão mental.
Mesmo os pacientes que tiveram alta não ficaram livres das sequelas neurológicas. De acordo com o estudo, 15 dos 45 pacientes (33%) foram para casa com algum dano mental. Eles tiveram uma síndrome dexexecutiva, que consiste em desatenção, desorientação ou movimentos mal organizados em resposta a algum comando.
O estudo com todos os sintomas neurológicos foi publicado no periódico New England Journal of Medicine.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
Em entrevista à BBC, a neurologista Elissa Fory, da Fundação Henry Ford, nos Estados Unidos, disse que à medida que o número de casos de covid-19 aumenta, mais fácil fica observar as manifestações incomuns da doença.
“Ainda não sabemos se a encefalopatia (danos no cérebro) é mais grave com a covid-19 do que com outros vírus, mas posso dizer que temos visto bastante disso”, disse a médica.
O estudo francês soma-se a outras centenas que se dedicam a analisar as sequelas neurológicas em pacientes com covid-19. Pelo menos outros 300 em todo o mundo já constataram algum tipo de sintoma, como dores de cabeça, perda de olfato, derrames e convulsões.
Veja as outras sequelas que os recuperados de covid-19 podem enfrentar:
[ad_2]
Fonte