[ad_1]
A produção multimídia lança luz aos conhecimentos de mães, agricultoras, artesãs, cozinheiras e curandeiras da Amazônia sobre o uso das ervas medicinais, suas práticas de manuseio para a criação de produtos para a saúde, bem-estar e beleza e procura não apenas resgatar usos e costumes de ervas da floresta mas, principalmente, valorizar esses saberes como uma riqueza das comunidades e fortalecer uma bioeconomia que preserva a floresta e estimula seu uso sustentável.
A iniciativa para organizar esses conhecimentos em uma publicação e vídeos veio da realização este ano da AGENDA 2030 – Saúde e Saberes das Mulheres de Careiro/AM, que em 2020 promoveu uma formação envolvendo 29 mulheres. A riqueza dos depoimentos e dos conhecimentos dessas mulheres ascendeu na equipe que realizava o trabalho a vontade de fazer mais, de levar os saberes daquelas mulheres para além de suas comunidades.
Os vídeos mostram com se produz pasta de Cúrcuma com Gengibre; água de Babosa; máscara facial com pó de Açaí e/ou farinha de Arroz; pomada de Copaíba e Andiroba; batom orgânico; xarope de abacaxi com ervas; desinfetante de limão; repelente natural; sabonetes naturais e como montar um minhocário.
O livro e os vídeos serão apresentados em evento virtual no dia 10 de novembro com a presença de quatro das mulheres das comunidades de Careiro. Eli Marcia Freitas dos Santos, Liliane Silva do Nascimento, Nilcinha de Jesus Amaral Ferreira e Raimunda Cheila Alves e as professoras Mônica Borba e Marta Magalhães, além do Diretor da Casa do Rio Thiago Cavalli Azambuja.
Dia: 10/11/20 – 3ª feira
Horário: Das 17h30 às 18h30
Mídia: Youtube e Facebook do Instituto 5 Elementos
Para saber mais:
Mônica Pilz Borba
monicab@5elementos.org.br
11-992976321
[ad_2]
Fonte