[ad_1]
Uma equipe de pesquisadores dos Estados Unidos e da China desenvolveu um exame de sangue que pode diagnosticar certos tipos de câncer até 4 anos antes de os sintomas aparecerem.
O estudo publicado na revista científica Nature, trabalhou com amostras de sangue coletadas de mais de 123.000 pessoas saudáveis em Taizhou, na China, das quais cerca de 1.000 desenvolveram câncer ao longo de 10 anos.
O novo teste, chamado PanSeer, conseguiu detectar a doença em 95% das amostras de indivíduos que eram assintomáticos quando foi feita a primeira coleta, em 2007.
O teste é parte de um esforço maior para criar uma “biópsia líquida” para a detecção precoce do câncer e é capaz de detectar cânceres de estômago, esôfago, colorretal, pulmão e fígado a partir da detecção do DNA de tumores no plasma.
Pesquisadores de fora do estudo disseram que os resultados mostraram-se promissores, mas que é necessário testar o método mais vezes e um número maior de pessoas.
A detecção do câncer no estágio inicial possibilita um aumento das chances de utilização de tratamentos menos agressivos e com mais possibilidade de cura do paciente. Por isso, exames simples, baratos e acessíveis ajudam no enfrentamento à doença com mais sucesso.
[ad_2]
Fonte