Exclusivo: Melissa vai suspender vendas no Brasil por um dia - Ecoo

Exclusivo: Melissa vai suspender vendas no Brasil por um dia

Com ao em 15 de outubro, Dia do Consumo Consciente, marca inicia coleta de calados usados, que sero reciclados e transformados em nova sandlia

So Paulo Na tera-feira (15), todas as mais de 300 lojas da Melissa no Brasil, bem como as galerias em Londres e Nova York, estaro sem produtos para venda. Nos espaos vazios, a marca de calados e acessrios do grupo Grendene instalar pontos de coleta para os consumidores descartarem calados velhos que no tm mais nenhuma opo de uso.

O lanamento da ao ocorre no Dia do Consumo Consciente, institudo pelo Ministrio do Meio Ambiente (MMA) em 2009, para despertar a conscincia do pblico para os problemas causados pelos padres de produo e consumo excessivos. Alm das vitrines vazias, todas as lojas da marca estaro estampadas com a frase: Pause. Por uma jornada sempre mais sustentvel. O e-commerce da marca tambm ser pausado no dia.

Com os pares recolhidos no dia da ao, a Melissa vai desenvolver uma sandlia 100% reciclada, assegurando que todos os calados descartados retornem para a cadeia produtiva. Aps essa data, os calados da marca acolhidos sero destinados para uma cadeia de recicladores homologados, visando o menor impacto ambiental e econmico, diz ao site EXAME Raquel Scherer, executiva responsvel pela diviso Melissa.

Estamos analisando para que no futuro possamos ter linhas permanentes de produtos 100% reciclados e a sandlia reciclada, no modelo clssico Melissa Flox, d incio a este movimento com uma tiragem limitada, acrescenta. Atualmente, os produtos da marca incluem at 30% de material reciclado gerado dentro da prpria fbrica ou de produtos devolvidos.

Embora no tenha uma uma meta quanto reduo do uso de matria prima virgem na produo, a Melissa se diz comprometida com os preceitos da economia circular. Entre 2013 a 2018, a marca reduziu em 57% a gerao de resduos.

Essa atitude fruto de um trabalho que iniciou h quase dez anos e agora nos sentimos prontos para dar um novo passo. Escolhemos o dia 15 de outubro, data que celebra o consumo consciente, para comunicar aos consumidores todas essas aes de forma aberta, construindo dilogo, assim como convid-los a descartarem corretamente aqueles pares que esto sem condies de uso, complementa a executiva.

Fonte

Leave a Reply