Uma cirurgia no Hospital São João de Deus (HSJD), em Divinópolis, MG, chamou atenção, não pela complexidade da intervenção, mas por um detalhe: durante o procedimento, o paciente e músico Airton Alves Rodrigues, de 55 anos, tocou teclado.
Embora estivesse anestesiado, Airton permaneceu acordado durante todo o tempo. A cirurgia foi feita para a retirada de um tumor cancerígeno alojado em sua cabeça, que segundo o hospital, estava afetando principalmente a coordenação motora do músico e impedindo os movimentos dos dedos.
“Nós operamos o paciente há cerca de três anos, mas agora o tumor reativou em uma área de sensibilidade e estava comprometendo o desempenho da sua profissão. Por isso, resolvemos realizar esta cirurgia com o paciente acordado durante a ressecção. O procedimento iniciou com uma sedação mais profunda e depois acordamos o paciente para monitorizarmos todos os déficits”, explicou o neurocirurgião responsável pelo caso, Thales Morais.
O vídeo que mostra parte do procedimento foi divulgado nas redes sociais do hospital:
De acordo com o médico, foi possível ressecar cuidadosamente a lesão e preservar o máximo de fibras neuronais sadias. “Dessa forma, a expectativa é que o paciente consiga resgatar a qualidade de vida e retornar às atividades cotidianas”, diz Morais.
Ainda segundo o cirurgião, o procedimento foi um sucesso e o paciente colaborativo, tolerando toda a cirurgia e inclusive tocando seu teclado, sem precisar ser entubado.
jQuery(window).trigger('fbBeforeInit', params);
FB.init(params);
jQuery(window).trigger('fbAsyncInit');
;
(function(d, s, id)
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
)(jQuery);
Fonte