O governo de Hong Kong registrou a primeira morte em consequência do novo coronavírus. Segundo o governo local, um homem de 39 anos que havia contraído o vírus morreu nesta terça-feira, 4.
Esta é a segunda morte causada pelo vírus fora da China continental. O primeiro caso foi registrado nas Filipinas. No total, o novo coronavírus já matou 427 pessoas e infectou 20.627.
Coronavírus: Governo trará brasileiros que estão na China
De acordo com os jornais locais, o homem viajou em 21 de janeiro para a cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia, e retornou a Hong Kong dois dias depois. Atualmente, 15 pessoas foram diagnosticadas com vírus em Hong Kong, a maioria vindas de fora do território semi-autônomo..
Nesta segunda-feira, 3, Hong Kong anunciou o fechamento de quase todas as passagens de fronteira terrestre para o continente chinês, numa tentativa de impedir a propagação do vírus
Casos fora da China continental
Fora da China continental, já foram confirmadas 185 infecções em 26 países e territórios.
Há 20 casos confirmados no Japão; 19 na Tailândia; 18 em Cingapura; 15 na Coreia do Sul; 15 em Hong Kong; 12 na Austrália e 11 nos Estados Unidos.
Taiwan e Alemanha têm 10 casos cada; Macau, 9; Malásia e Vietnã, 8 cada; França, 6; Emirados Árabes Unidos, 5, e Índia, 3.
O Canadá, a Itália, o Reino Unido, a Rússia e as Filipinas têm dois casos cada, ao passo que o Nepal, Camboja, Sri Lanka, a Finlândia, Suécia e Espanha têm um caso cada.
Emergência global
NA semana passada, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou emergência de saúde pública internacional. Esse decreto é feito quando uma doença se alastra de maneira inesperada e supera as fronteiras do país em que se iniciou.
De acordo com a OMS, existem 82 casos confirmados em 18 países. Destes, apenas 7 não tinham histórico de viagens ao país asiático.
|Um mapa online reúne as informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para acompanhar, em tempo real, a evolução do coronavírus no mundo. Veja aqui.
Sintomas do novo coronavírus
O novo coronavírus faz parte de uma ampla família de vírus que pode causar desde um resfriado comum até problemas respiratórios que levam à morte.
Há registros de casos assintomáticos. Mas a maior parte dos pacientes apresenta infecções das vias aéreas superiores (semelhante ao resfriado). Em casos mais graves, pode haver pneumonia e insuficiência respiratória aguda. Crianças, idosos e pacientes com baixa imunidade podem apresentar manifestações mais graves.
Tratamento
Não há um medicamento específico para tratar o novo coronavírus. Indica-se repouso e ingestão de líquidos, além de medidas para aliviar os sintomas, como analgésicos e antitérmicos. Nos casos de maior gravidade com pneumonia e insuficiência respiratória, suplemento de oxigênio e mesmo ventilação mecânica podem ser necessários.
Saiba mais sobre os sintomas e prevenção no link abaixo.
jQuery(window).trigger('fbBeforeInit', params);
FB.init(params);
jQuery(window).trigger('fbAsyncInit');
;
(function(d, s, id)
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
)(jQuery);
Fonte