[ad_1]
Com milhares de casos confirmados para a Covid-19 registrados no Brasil, o fechamento das escolas públicas e privadas segue operando como medida para conter o vírus. Nesse contexto, para não deixar que o ano letivo seja afetado, a organização sem fins lucrativos Khan Academy lança, inclusive no Brasil, novos recursos por meio de sua plataforma gratuita e online de educação. A iniciativa foi possível pelas doações que a plataforma recebeu de grandes empresas como Bank of America, Google e AT&T, que totalizaram cerca de US$ 3 milhões especificamente para os novos recursos.
O cenário foi evidenciado pelo pico de demanda observado na plataforma durante o fechamento das escolas e a importância do trabalho desenvolvido, entretanto, chamou atenção destas empresas internacionais. Outro aspecto importante no qual a Khan também está engajada, é a colisão global de educação organizada pela UNESCO, para apoiar os países na ampliação de suas melhores práticas de ensino à distância e no alcance de crianças e jovens em maior risco.
A Khan entende que o distanciamento presencial provocado pela pandemia causa prejuízos ao aprendizado de crianças e jovens, sobretudo, aqueles pertencentes a classes menos favorecidas. Aqui no Brasil está alinhada com a Fundação Lemann, que está em contato direto com a UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação e o CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação. O alinhamento se dá para o desenvolvimento de uma estratégia unificada do setor que ajude as escolas e os professores a manter o aprendizado dos alunos ativo durante o período de afastamento das salas de aula.
Além dos professores, os pais também são figuras essenciais no processo de ensino-aprendizagem durante a quarentena. O apoio para o entendimento das atividades, resolução de exercícios e orientação do que deve ser estudado é bastante importante e a Khan oferece o acompanhamento em tempo real de todas as ações desenvolvidas pelo aluno por meio de sua plataforma. As disciplinas de Português, Matemática e Ciências dos Ensinos Fundamental I e II já são alinhados às novas diretrizes da BNCC e existem diversos cursos para o Ensino Médio.
Novos recursos de apoio
A organização criou conteúdos de apoio exclusivos para informar e guiar pais e professores na rotina de estudos. Este plano envolve o desenvolvimento de recursos online com a publicação de diversos artigos que impulsionam as pessoas a utilizarem a plataforma, para contribuir com uma causa de educação global.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o fundador Salman Khan participa de lives na página oficial do Facebook, compartilhando melhores práticas de estudo em casa e sugerindo planos de aula eficientes.
No Brasil, a Khan desenvolveu uma série de novos recursos para ajudar pais e professores na forma de artigos que orientam a utilização da plataforma durante o período de fechamento das escolas e aprendizagem remota.
Professores |
Pais |
Artigo – Conheça os cursos da Khan Academy Brasil |
Artigo – Como estudar em casa usando a Khan Academy? |
Artigo – Como utilizar os recursos da Khan Academy durante a suspensão das aulas? |
Artigo – Conheça os cursos da Khan Academy Brasil |
Artigo – Como ajudar os alunos preencher lacunas de aprendizagem? |
Artigo – Como estimular seus filhos a estudar matemática? |
Artigo – Formação de professores: Khapacitar e Formação Inicial |
Artigo – O que é e como funciona o domínio de habilidades? |
Campanha – Relançamento do Khapacitar, curso introdutório básico para novos professores sobre a Khan Academy, com duração aproximada de 1 hora |
Artigo – Que tal usar esse tempo para aprender algo novo? |
Além disso, A Khan vai aproveitar o momento para relançar o curso Khapacitar, com o objetivo de engajar novos professores, que ainda não conhecem a plataforma. Totalmente gratuito, o curso capacita os educadores para usar as ferramentas e tem cerca de 1 hora de duração.
Sobre a Khan Academy
A Khan Academy é uma organização sem fins lucrativos com a missão de fornecer educação gratuita para qualquer pessoa e em qualquer lugar. A plataforma conta com atividades interativas, exercícios, vídeos e artigos sobre diversos assuntos acadêmicos desde a educação básica até o ensino superior, auxiliando os professores no reforço do que os alunos aprendem em sala de aula. Criada pelo americano Sal Khan em 2005, começou a operar no Brasil em 2013 por meio de uma parceria com a Fundação Lemann, e hoje soma mais de 94 milhões de usuários no mundo, sendo 3,8 milhões apenas em território nacional. No Brasil, conta com acordos com Secretarias de Educação e empresas que ajudam na formação de professores e expansão da plataforma em escolas de educação básica de todo o país. Para mais informações, visite pt.khanacademy.org/ ou a página do Facebook.
#Envolverde
[ad_2]
Fonte