Kim Kardashian fez um longo desabafo em texto publicado no site Poosh sobre como lida com a psoríase, doença de pele que maltrata a autoestima de quem sofre com ela.
A socialite descreveu como foi a descoberta do caso e exibiu fotos nunca vistas sobre o efeito da doença autoimune no seu corpo.
“Faz 13 anos desde que vivi meu primeiro surto de psoríase. Minha jornada foi muito diferente da minha mãe, mas também vejo muitas semelhanças. Ela tinha no couro cabeludo e em todo o corpo, e eu via o efeito da doença o tempo todo e lembro que ela foi ao salão de bronzeamento para tentar aliviá-lo. Obter raios UV diretamente nos pontos realmente ajudou minha mãe. Para mim, no entanto, esse remédio queimaria as áreas e as causava coceira, então sempre me senti impotente. Eu sou o único filho para que minha mãe passou seu problema autoimune. Sorte minha”, ironizou.
Novo medicamento para psoríase é aprovado pela Anvisa
Kim ainda descreveu um dos episódios, quando tinha 25 anos: “Tive um resfriado comum e, como a psoríase é uma condição autoimune, isso a desencadeou. Estava por toda a minha barriga e pernas. Felizmente, no meu complexo de apartamentos na época, meu vizinho era dermatologista. Eu mostrei a ele, e ele disse para entrar no consultório, onde me daria uma dose de cortisona e esperasse que desaparecesse (já que foi meu primeiro grande surto). Eu fiz isso e minha psoríase desapareceu completamente por cerca de cinco anos”, completou.
A empresária ainda disse que, após todas as suas gestações, descobriu um agravante da doença: “Eu descobri ter artrite psoriática. É doloroso e assustador, mas fiquei feliz por ter um diagnóstico. Independentemente da condição autoimune que eu tivesse, eu iria passar por isso, e todos eles são administráveis”.
Kim finalizou o texto dando dicas de como amenizar os sintomas: “Se você tem psoríase, não pode deixá-la arruinar sua vida ou tirar o melhor de você. Você deve fazer o que puder para ter certeza de que está confortável, mas não deixe a doença assumir o controle. Eu vivo uma vida saudável e tento comer a maior quantia de vegetal possível, além de tomar sucos de musgo do mar. Com todo o estresse da vida, tento garantir um tempo para mim mesma, para que eu esteja centralizado e mantenha meu estresse no mínimo”.
DOENÇA
A psoríase é uma doença crônica que está sujeita a melhoras e recaídas, mas que não tem cura. Carateriza-se por manchas rosas ou avermelhadas, cobertas por escamas esbranquiçadas. A doença não contagiosa e atinge homens e mulheres, em qualquer idade, podendo ocorrer desde formas localizadas e discretas, até formas muito severas que acometem grande área da superfície corporal.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a psoríase causa lesões arredondadas, vermelhas e descamativas, que muitas vezes geram preconceito e diminuem a qualidade de vida dos pacientes acometidos. “O paciente pode perceber aquela casca no couro cabeludo que nunca melhora ou manchas vermelhas descamativas nos cotovelos e joelhos ou uma micose na unha do pé que nunca sara. Essas manchas vermelhas normalmente causam coceira e desconforto”, explica Gabriella Albuquerque, membro da SBD do Rio de Janeiro. Confira mais detalhes no link.