So Paulo –FbioAlperowitchtem 500 milhes de reais sob gesto e no pretende colocar sequer um centavo em empresas que no presam pelos mesmos princpios de sustentabilidade e governana em que acredita. No compro uma ao a 10 reais para vender a 12 reais. Compro uma parte da empresa, diz. Referncia em investimentos que atendam s normas socioambientais e de governana (ESG, na sigla em ingls),Alperowitchtem observado mais gestoras da Europa e dos Estados Unidos se atentando a essas questes, mas no v esse movimento to evidente no mercado financeiro brasileiro.
Apesar de administrar, hoje, uma cifra multimilionria, isso nem sempre foi assim. Em 1992, quando criou projeto que originaria o fundo FAMA, ele tinha 20 anos e tudo que tinha no caixa eram os 10 mil dlares arrecadados com colegas de estgio. Na poca, Fbio estagiava naProtect& Gamble e, assim como seu colega Mauricio Levi, ento com 22 anos, cursava Administrao na Fundao Getlio Vargas-SP. Os dois compartilhavam o mesmo interesse pelo mercado de aes e logo resolveram comear a investir.
Logo no primeiro dia, decidimos que no iramos investir em empresas que fossem contra nossos valores pessoais (suspeitas de fazer caixa dois ou que tenha reclamaes trabalhistas). Depois vieram as questes ambientais e de governana, lembra.
No comeo, ataxa de administraode 2% ao ano, rendia, em mdia,menos de10dlaresmensais para cada.Como o oramento era insuficiente paraadquirirrelatrios de corretoras e at mesmo para ter acesso ao sistema de cotao em tempo real,os dois jovensforam campodescobrir onde estavam osmelhoresinvestimentos.
A gente ficava horas no supermercado analisando o comportamento do consumidor. Toda vez quealgum pegava um produto na prateleira,a gente perguntavao motivo da escolha.Ainda que, estatisticamente, no fosse relevante, a gente tinha vriasideias sobre as empresas e sobre os produtos, contaAlperowitch. Entre as empresas que fundo investe esto: CVC, Raia Drogasil, MRV, Notredame Intermdica, Localiza, Arezzo entre outras.
Com o mtodo, que foi se aprimorando ao longo do tempo, oFAMA conseguiu acumular uma rentabilidade de 7.859%entre 1996 e 2018, enquanto o Ibovespa subiu 1.947% no mesmo perodo.Em 2019, o principal fundo da gestora teve valorizao de41,6%.
Leia a entrevista na ntegra:
H 30 anos, quando questes socioambientais no eram to debatidas, como o mercado via a filosofia do Fama?
O mais frustrante para mim dizer que depois de 30 anos essas questes no so debatidas no Brasil.Isso est comeando a engatinhar agora, mas ainda estamos perto da estaca zero. Tem um ou outro que entende a importncia, mas eu diria que omainstreamdeixa essas questes em um plano nem secundrio. O que avanou bastante foram os debatessobregovernana. Todo investidor sofisticado–mesmo alguns menos sofisticados–entende os riscos inerentes a isso.
O sr. acredita que a preocupao com a defesa do meio ambiente est crescendo na Europa e nos grandes centros?
Existe uma onda superlegtima, necessria e urgente que a questoclimtica. Isso passou na frente de todas as outras agendas e virou a preocupao nmero um dos investidores europeus e, cada vez mais, dos investidores americanos. Mas acho que quando a gente fala de sustentabilidade e meio ambiente, a gente no pode serestringir s questes climticas.Existeuma crescente preocupao com isso, mastalvezsejaum erro colocar,unicamente,as questes climticas e deixar o resto em segundo plano. Nodeveria ser assim, masd para entender.
No Brasil,essas questes so vistasde uma forma ideologizada?
Infelizmente,existe a ideologizao do tema na medida que existe uma ideologia–hoje,mais dominante noBrasil quetem algumtipo de restrio ao tema.Direitos humanos e meio ambiente deveriam estar acima de qualquer ideologia. Mas, no Brasil, infelizmente,esse tema ideologizado.Pelofato deo tema, historicamente, estar mais perto de uma ideologia,a outraorejeita. No deveria ser dessa forma.
Um ano depois da maior tragdia trabalhista da histria do Brasil, as aes da Valeestiveram entreas mais recomendadas de janeiro. Com essa filosofia de prezar por questes socioambientais, o Fama se sente um estranho no ninho do mercado financeiro?
Preciso fazer uma ressalva: no sou Deus. Ento, no significa que minha viso esteja certa e as outras erradas, ainda mais quando estamos falando de aspectos subjetivos. Pode ter gente que interprete que o que houve [em Brumadinho] foi, simplesmente, um acidente ou que a Vale melhorou e se atentou s condies que antes negligenciava e agora uma empresa que tem riscos controlados. A gente tem uma viso distinta. Mas, independentemente do que aconteceu em Brumadinho, a gente j no era investidor de Vale e j no seria por no ser um tipo de negcio que nos atrai. Ela j estava excluda de nosso universo, ainda mais com a reincidncia.
Excluda por questes ambientais ou por outros motivos?
A gente tem uma viso de muito longo prazo. Por isso,procuramos empresas que podem criar muito valor ao longo do tempo. Em empresas de commodities, o preo da commodity e o cmbio so fatores determinantes para o valor da empresa – e tanto o cmbio quanto o preo da commodity so determinados por fatores muito exgenos e so bastante cclicos. Ento uma tese muito mais macro do que micro –ea gente gosta mais de teses micro. Isso tudo sem contar as questes socioambientais, que para ns so relevantes tambm.
Depois de Brumadinho foram feitas poucas mudanas regulatriaseo nmero de queimadas na Amaznia cresceu. O Brasil retrocedeunaforma como lida com o meio ambiente?
Primeiro: o assunto meio ambiente est mais em voga. Ento, existe um holofote maior em relao ao assunto. A segunda questo que, de fato, a gente viu no ano passado o aumento bastante alto do desmatamento na Amaznia. Ento, de fato, acho que ocorreu uma mudana em termos de preservao e de cultura de preservao. Isso traz consequncias. Quando existe um discurso que no pr-preservao, mas pr-desenvolvimento da rea, pr-pecuarista ou pr-agronegcio dentro da Amaznia, cria-se tambm um ambiente onde as coisas se aceleram. Mas isso muito na esfera federal. No pode ficar analisando o pas s sob a tica do governo federal. O Brasil muito maior que isso. No d pra rotular o pas. Seria uma generalizao muito grande.
As empresas esto fazendo a parte delas?
As empresas tm alguma preocupao. O brasileiro, em geral, tem alguma preocupao.Por exemplo, em termos de matriz energtica, a gente tem companhias que so destaque global em sustentabilidade. Acho que a gente tem uma sociedade civil que se manifesta, que tem alguma preocupao. Infelizmente, a preocupao no muito evidente dentro do ambiente do mercado financeiro. Mas acho que isso tem crescido e dentro das empresas tambm.
Aquino Brasil a gente observa um aumento do nmero de vegetarianos e de pessoas evitando comer carne vermelha todos os dias. Essa mudana de cultura pode ameaar os frigorficos no longo prazo?
Acho que ameaar uma palavra muito forte. Do mesmo jeito quetemcada vez mais vegetarianos e veganos no mundo, cada vez mais tem carnvoros na China. Existe um equilbrio de foras, mas notrio que as pessoas, especialmente da nova gerao, tm uma preocupao maior com a crueldade animal. Na ltima estatstica que eu vi, a populao vegana cresceu de 1% para 6% nos Estados Unidos. Embora 6% ainda seja um nmero pequeno, o crescimento de 1% para 6% no desprezvel.Eventualmente,quem come carne hoje pode deixar de comer amanh. Ento,existe algum efeito sobre o tamanho do mercado
A emisso de carbono tambm pode pressionar as aes do setor?
A pecuria uma das atividades que mais emitem carbono. Em algum momento, o carbono ser precificado– isso inexorvel. A gente no sabe quanto e quando, mas as empresas que emitem muito carbono tm um passivo potencial gigantesco a ser realizado na frente. Tem outro aspecto que o desmatamentoe cadavez mais existe uma preocupao com o desmatamento.Issopode se traduzir em legislaes mais severas, com multas ou mesmo boicote. Outro fator o consumo de gua. Para cada quilo de carne no prato foram necessrios 15 mil litros de gua. gua um bem que a longo prazo escasso. Tem estudos que discutem um poucodisso. medida que a gua fica mais cara,o produto fica mais caro para produzir.
A Tesla tem crescido bastante.Esse movimento dos carros eltricospode provocar mudanas nesse mercado?
A questo no to simples quanto parece porque a fabricao do carroeltricono livre de problemas. Mas, naturalmente, vai existir cada vez mais incentivos para que os carros se tornem eltricos. A Holanda anunciou que a partir de 2030 ou 2040 no vai mais poder ser vendido carro a combusto e cada vez maisoutrospases faro o mesmo.Supondo que sejaem2040, em 2039 ningum vai comprar mais porque no vai ter valor de revenda. Ento,mesmo que o banimento do carro a combusto ocorra em uma data futura, a economia comea a mudarmuito antes.Esse movimento j est acontecendo na Europa. uma tendncia. Mas quando estamos falando de um mercado de veculos voc tambm tem a tendncia de pessoas usarem mais transportes pblicos, ou meios alternativos menos poluentes, como bicicletas. Acho que um mercado que requer alguma ateno quando estamos falando de tendncia de longo prazo.