Militares espanhóis encontraram nesta segunda-feira, 23, diversos idosos abandonados em casas de repousos, inclusive alguns mortos em suas camas, vítimas da pandemia donovo coronavírus (Covid-19).
“O Exército encontrou idosos, e pessoas mais velhas, abandonados, quando não mortos, nas suas camas. Vamos ser implacáveis e contundentes”, afirmou a ministra da Defesa, Margarita Robles.
O Exército tem se encarregado de intervir e desinfetar lares de idosos, depois que dezenas de mortes ocorrerem nesses estabelecimentos, principalmente nas regiões de Madri e Castilla-La Mancha, no centro do país.
Na semana passada, o Exército encontrou 19 corpos em uma casa de repouso em Madri –17 foram diagnosticados com o coronavírus.
O Ministério Público anunciou que abrirá uma “investigação com objetivo de determinar a gravidade dos atos e suas possível relevância penal”.
Ao lado da Itália, a Espanha é o segundo país do mundo com mais números de mortes causadas pela Covid-19 –mais de 2,1 mil óbitos.
#Coronavirus #España | “En algunas residencias de mayores el Ejército se ha encontrado a ancianos muertos en sus camas”😢 Margarita Robles, ministra de @Defensagob “todo el peso de la ley” caerá sobre los responsables de este abandono 💢 https://t.co/Tjs435Mkvw ©️TeleCinco pic.twitter.com/WAmbyt8rj6
— Sandra Clivati (@sandraclivati) March 23, 2020
Nas últimas 24 horas, o país registrou o maior número de mortos desde o início da epidemia, 462, alta de 17% sobre os 394 da jornada anterior.
Em Madri, as autoridades estão usando uma pista de patinação no gelo para conservar os corpos das vítimas da Covid-19. Desde o início da crise, a capital espanhola teve 1.263 mortos