Após a confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 27, que pretende antecipar a campanha de vacinação contra a gripe no Brasil.
Apesar de não prevenir contra o novo coronavírus, acredita-se que a vacina irá facilitar o diagnóstico de Covid-19, já que, quando os pacientes chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem que foram imunizados, as doenças contempladas na vacina serão descartadas.
Sintomas do novo coronavírus
Os sintomas do novo coronavírus (Covid-19) são semelhantes a de um resfriado ou a de qualquer outra virose respiratória e incluem tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta, acompanhada de febre. Pessoas infectadas com o novo coronavírus tendem a apresentar quadros mais graves, podendo evoluir para insuficiência respiratória aguda, que é quando o paciente precisa de ajuda de ventilação mecânica.
Como se prevenir
O Covid-19 é um vírus de transmissão respiratória entre pessoas, ou seja, ao tossir ou espirrar, uma pessoa infectada expele gotículas com o vírus. Essas gotículas podem contaminar superfícies e objetos. Outras pessoas podem se infectar ao tocar nesses locais contaminados, levando suas mãos aos olhos, nariz e boca.
Além da higiene frequente das mãos com água e sabão, é recomendável não compartilhar objetos pessoais, como talheres, canudos e toalhas, e também evitar tocar nas mucosas de olhos, nariz e boca, já que essas áreas têm contato direto com a corrente sanguínea e são mais sensíveis à presença de agentes de contaminação.
Saiba mais detalhes sobre como se proteger no link abaixo: