Uma mulher de 60 anos foi parar em um hospital, em Israel, com dores no peito após consumir uma grande quantidade de wasabi, temero extremamente picante típico da culinária japonesa. O caso foi reportado no periódico científico British Medical Journal.
A mulher estava em um casamento e contou que comeu a raiz após confundi-la com abacate. Os primeiros sinais que a paciente apresentou foram pressão repentina no peito, que irradiou para os braços.
Ao ser atendida, os médicos diagnosticaram uma cardiomiopatia Tokotsubo ou “síndrome do coração partido”, que faz com que o ventrículo esquerdo do coração (responsável por bombear o sangue para o organismo) fique temporariamente mais fraco. Os sintomas se assemelham aos de um ataque cardíaco, com a sensação de dores no peito.
Mas, afinal, o wasabi é capaz de causar problemas no coração? De acordo com os médicos, este foi o primeiro relato da síndrome desencadeada pelo consumo do tempero japonês. O que se sabe é que o problema é comumente provocado por situações de estresse muito intenso e acomete mais mulheres com idade acima dos 60 anos.
No caso da paciente, é possível que o consumo da raiz possa ter provocado uma reação estressante por conta do susto que ela levou ao sentir a ardência na boca. Dessa maneira, não daria para sustentar uma ligação direta entre o consumo de wasabi e problemas no coração.