Uma mulher de 40 anos, moradora de Osaka, no Japão, testou positivo para o novo coronavírus pela segunda vez. De acordo com as autoridades, esse é o primeiro caso do tipo registrado no país, informou a agência Reuters.
A primeira vez que a paciente foi diagnosticada com o coronavírus foi no dia 29 de janeiro. No dia 1º de janeiro, ela recebeu alta do hospital após a recuperação. O segundo diagnóstico veio depois que ela voltou a apresentar sintomas, como dores de garganta e no peito.
Embora seja o primeiro caso de reincidência no Japão, diagnósticos seguidos já foram relatados na China, epicentro da epidemia.
Nesta semana, o governo japonês pediu que eventos com grande concentração de pessoas, como eventos esportivos, sejam reduzidos ou suspensos durante duas semanas.
Situação no Brasil e no mundo
O Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso do novo coronavírus no país. Trata-se de um homem de 61 anos, que viajou para a Itália. O quadro dele é considerado bom e ele está em isolamento em casa.
No momento, há 20 casos suspeitos da doença no país, que estão sendo monitorados nos seguintes estados: Paraíba (1), Pernambuco (1), Espírito Santo (1), Minas Gerais (2), Rio de Janeiro (2), São paulo (11), Santa Catarina (2). Ao todo, 59 casos suspeitas foram descartadas no país.
Até agora, já foram registrados mais de 80 mil casos do novo coronavírus em 34 países e 2,8 mil mortes causadas pela doença.
Como acontece a transmissão
Qualquer pessoa que tenha contato próximo (cerca de 1m) com alguém com sintomas respiratórios está em risco de ser exposta à infecção. A transmissão também pode acontecer através das mãos contaminadas pela secreção respiratória. Se a pessoa infectada passa a mão no nariz ou tosse com a mão na boca, por exemplo, e pega na maçaneta, uma segunda pessoa que também pegar nessa maçaneta e levar a mão até a boca, poderá se contaminar com o vírus.
Sintomas do novo coronavírus
Os sinais e sintomas incluem tosse, dificuldade para respirar, dor de garganta, acompanhada de febre. É muito semelhante com qualquer outra virose respiratória, como gripe, influenza, resfriado, só que os sintomas tendem a ser mais graves, podendo evoluir para insuficiência respiratória aguda, que é quando o paciente precisa de ajuda de ventilação mecânica.
Saiba mais detalhes sobre como se proteger no link abaixo:
jQuery(window).trigger('fbBeforeInit', params);
FB.init(params);
jQuery(window).trigger('fbAsyncInit');
;
(function(d, s, id)
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
)(jQuery);
Fonte