Site icon Ecoo

MuseumWeek reúne museus do mundo todo em um megafestival

[ad_1]

Edição de 2020 celebra a união e apresenta sete temas de forma 100% digital

Por: Redação

Até o dia 17 de maio, importantes museus, galerias, bibliotecas e arquivos ao redor do mundo participam da MuseumWeek, evento digital que este ano celebra a importância da união.

Crédito: Helio Nobre/ DivulgaçãoMuseu do Ipiranga tem programação especial para a MuseumWeek

Com cada dia dedicado a um tema, a ideia é que as instituições norteiem suas publicações nas redes sociais com base em determinadas hashtags.

Neste momento em que cerca de metade da população global está confinada, a iniciativa também homenageia os profissionais que estão na linha de frente na luta contra Covid-19, por meio da campanha #HeroesMW.

Além disso, o público é convidado a recriar obras de arte com objetos que tenham em casa utilizando a hashtag #CultureInQuarantineMW.

Na programação semanal também está incluída a hashtag #MuseumMomentsMW, para as organizações relembraram importantes exposições e atividades. Há também espaço para a reflexão sobre as mudanças climáticas (#climateMW) e o papel da tecnologia na hora de criar laços (#technologyMW).

E as ações não param por aí! Utilizando a hashtag #togetherMW, as instituições fazem um tributo à coletividade e aos esforços conjuntos. Por fim, os participantes são convidados a compartilhar seus projetos e planos para construir um futuro melhor (#dreamsMW).

Ações do Museu do Ipiranga

No Brasil, o Museu do Ipiranga é uma das instituições que participa da MuseumWeek. Em suas postagens, o público vai conhecer, por exemplo, as tecnologias utilizadas para fazer o restauro e a manutenção do acervo.

E, um dia após o encerramento do evento, o museu realiza uma live sobre suas ações digitais em parceria com o Wiki Movimento Brasil. Será no dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, às 15h, pelos canais do Facebook e Instagram.

História do MuseumWeek

Criada em 2014, o MusemWeek busca unir a comunidade cultural internacional e engajar o público a conhecer mais dos acervos das instituições participantes. A iniciativa conta com o apoio do ICOM (Conselho Internacional de Museus), e, no Brasil, do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) e do Ibermuseus.

Iniciativa também revela como a arte é capaz de dar sentido à vida, auxiliando o ser humano a compreender quem é e criando uma base sólida para a sociedade.

Dá para curtir mais museus nessa quarentena, inclusive em outros países:


[ad_2]
Fonte