Entre os dias 14 e 25, mulheres com 40 anos ou mais poderão realizar mamografia gratuita no estacionamento da Arena Corinthians, conhecida como Itaquerão. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, mês conscientização para o câncer de mama, e é fruto da parceria entre o clube paulista, o Hospital Santa Marcelina e o Governo do Estado de São Paulo.
Serão realizadas até 70 mamografias por dia, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 15h. Para fazer o exame, é preciso agendar uma data e horário pelo site da campanha (neste link), e fornecer um pedido médico por escrito, além do número da carteirinha do Sistema Único de Saúde (SUS).
Caso haja um diagnóstico de câncer após a mamografia, a mulher será encaminhada para o Hospital Santa Marcelina para continuar os exames e dar início ao tratamento.
A importância da mamografia
A mamografia é essencial para a detecção precoce do câncer de mama e o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade em decorrência da doença.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO) recomendam a mamografia anual para as mulheres a partir dos 40 anos de idade. O que difere da recomendação do Ministério da Saúde, que preconiza o exame a cada dois anos, a partir dos 50 anos.
Caso a paciente perceba algum caroço nas mamas através do toque, o exame também pode ser indicado independente da idade.
Como é realizada
A mamografia um exame muito simples, não invasivo, que captura imagens do seio feminino com um aparelho chamado mamógrafo. Ela serve para identificar nódulos, manchas e outras alterações nos seios que possam indicar a presença do câncer de mama.
Durante o exame, a mama é comprimida entre duas placas, para que possa ser feita a leitura do tecido mamário, através do raio-x. Essa compressão pode gerar um certo desconforto, por isso, recomenda-se evitar a mamografia durante o período menstrual, quando a região pode ficar mais sensível.