Um cruzeiro com mais de 600 pessoas a bordo está isolado na costa do Recife após um passageiro passar mal durante o desembarque na capital pernambucana na tarde desta quinta-feira. 12. A suspeita é de coronavírus.
O passageiro é um canadense de 78 anos que foi atendido com sinais de infarto, descartado pelos socorristas do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência).
Os agentes constataram que ele tinha febre, tosse e dificuldade de respirar, se encaixando como um caso suspeito para a Covid-19. De acordo com o jornal O Globo, ele foi encaminhado para um hospital privado do Recife.
O navio Silver Shadow com 318 passageiros e 291 tripulantes, foi isolado na costa do Recife, na tarde de ontem.
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou que o navio, com 318 passageiros e 291 tripulantes, atracou no Recife depois de sair de Salvador (BA). Antes,
Todos os demais passageiros, segundo o governo estadual, permanecerão em suas cabines até que sai o resultado dos exames do paciente canadense internado.
Prevenção
Os cuidados para reduzir o risco de contrair o coronavírus são básicos e incluem lavar as mãos frequentemente com água e sabão, usar desinfetante à base de álcool e evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Veja outras dicas:
- Ao tossir ou espirrar é recomendado cobrir a boca e nariz;
- Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca de outra pessoa;
- Usar lenço descartável para higiene nasal;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal;
- Manter o ambiente ventilado;
- Ao viajar para locais com circulação do vírus tomar cuidado para não entrar em contato com pessoas doentes e animais vivos ou mortos.