Site icon Ecoo

No dia D contra o sarampo, metrô de SP recebe pontos de vacinação

Neste sábado, 15, acontece o dia D de mobilização contra o sarampo. Crianças e jovens entre 5 e 19 anos que nunca tomaram a vacina devem receber a imunização, pois é único meio de se proteger da doença.

Em São Paulo, postos de saúde e algumas linhas do metrô estão trabalhado hoje em uma força-tarefa com para imunizar esse público. As vacinas serão distribuídas nas estações Penha e Vila Matilde da Linha3-Vermelha e na estação Vila Prudente da Linha2-Verde do metrô. A lista completa dos postos de saúde abertos hoje você confere clicando aqui. 

Crédito: Andrewsafonov/istockA vacina é o único meio de se proteger do Sarampo.

A ação faz parte da campanha nacional de vacinação contra o sarampo que teve início na última segunda-feira, 10, e segue até o dia 13 de março. A meta é vacinar 3 milhões de crianças e jovens neste primeiro momento.

Em 2019, o Brasil teve 18,2 mil casos de sarampo em 526 municípios. São Paulo registrou o maior número de casos e também de mortes pela doença, com 14 óbitos, então não deixe de se proteger.

Veja abaixo mais informações sobre a doença:

Você sabe o que é o sarampo?

O vírus, conhecido por ser o mais contagioso micro-organismo causador do sarampo, é facilmente passado de um indivíduo para outro através de secreções, carregadas pelo ar. Portanto, basta um espirro ou um beijo para que ele seja propagado.

Parte das pessoas que o contraem lidam com ele sem manifestar quaisquer sintomas. Já outras sofrem com manchas no corpo, conjuntivite e febre. A única forma de prevenção é a vacina, tanto em adultos quanto em crianças, o maior grupo de risco, que, ao contaminar a doença, pode chegar a óbito.

Hoje, tanto a tríplice viral quanto a tetravalente (contra sarampo, caxumba, rubéola e catapora) estão disponíveis na rede pública e privada. Para se proteger, basta ir ao posto de saúde mais próximo e solicitar a vacina.

Esquema vacinal contra o sarampo

O esquema vacinal contra o sarampo para crianças é de uma dose aos 12 meses (Tríplice Viral) e outra (a Tetra Viral) aos 15 meses de idade.

Para adolescentes e adultos até 49 anos:

Até os 29 anos – duas doses, podendo ser da Tríplice ou Tetra Viral

Dos 30 aos 49 anos – dose única, podendo ser da Tríplice ou Tetra Viral

Quem já tomou duas doses durante a vida, da Tríplice ou da Tetra, não precisa mais receber a vacina.


jQuery(window).trigger('fbBeforeInit', params); FB.init(params); jQuery(window).trigger('fbAsyncInit'); ; (function(d, s, id) var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); (document, 'script', 'facebook-jssdk')); )(jQuery);

Fonte