O número de casos de sarampo contabilizado em todo o mundo no primeiro semestre deste ano é o maior registrado no período desde 2006, de acordo com um relatório preliminar divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta segunda-feira, 12.
Ainda de acordo com os dados, foram confirmados 364 mil casos de infecções no mundo nos primeiros seis meses de 2019, quase o triplo do registrado no mesmo período de 2018, que confirmou 129 mil infectados com o vírus.
Entre os países que mais registraram casos da doença este ano estão República Democrática do Congo, Ucrânia e Madagascar. Também há surtos ativo em Angola, Camarões, Chade, Cazaquistão, Nigéria, Filipinas, Sudão, Sudão do Sul e Tailândia.
Surto de sarampo no Brasil
Entre os dias 5 de maio e 3 de agosto, o Brasil registrou 907 casos de sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Esse número faz com que o país seja o segundo das Américas com o maior número de infectados, ficando atrás apenas de Estados Unidos, que já confirmaram 1.164 infecções.
Em território nacional, são três os estados com notificações e confirmações da doença: São Paulo (901), Rio de Janeiro (5) a Bahia (1).