Exagerar no consumo de bebidas alcoólicas em uma festa pode acabar em uma tremenda ressaca no dia seguinte. Dor de cabeça, enjoo e sede são alguns dos sintomas clássicos. Outras pessoas ainda podem sofrer com sensibilidade à luz e ao som. Mas você já parou para pensar por que isso acontece?
A ressaca começa depois que os níveis de álcool no sangue começam a cair. Segundo alguns especialistas, os piores sintomas ocorrem quando esses níveis atingem zero.
Essa queda no nível de álcool se dá graças ao trabalho extenuante dos nossos órgãos, que lutam para eliminar os excessos. Só que de brinde, essa batalha acaba gerando um efeito negativo, que é a alteração no balanço hídrico do corpo. Em outras palavras, acontece uma desidratação do organismo.
Com esse processo, também se observa o que é chamado de acidose metabólica, que impossibilita a gliconeogênese (produção de glicose), conforme explica a nutricionista Karina, Silva, da Cia da consulta. “Como na maioria das vezes a ingestão de bebida alcoólica não é acompanhada por uma alimentação adequada, há uma queda no nível de glicose no organismo. Este quadro gera os sintomas de fraqueza, mal-estar, boca seca e sede”, exemplifica.
Como, então, evitar a ressaca?
Não é segredo para ninguém: a água é ainda é um santo remédio em casos de ressaca, tanto preventivamente, como para amenizar o mal-estar. Quanto mais água se ingere, mais líquido é substituído no corpo e melhor a pessoa tende a se sentir.
Bebidas isotônicas também podem ser boas aliadas, já que – além de repor água – vão fornecer eletrólitos e energia.
Além disso, a nutricionista da Cia da Consulta explica que certos tipos de alimentos antioxidantes também podem ajudar. “Não há alimentos específicos que combatam, mas existem aqueles que auxiliam na redução dos sintomas causados. O ideal é ingerir alimentos leves, como legumes e verduras, caldos, sopas, frutas, sucos naturais e isotônicos, evitando frituras, guloseimas e carne vermelha gorda”, orienta.
Confira abaixo a lista com as principais vitaminas que podem ajudar na escolha dos alimentos para aliviar a ressaca, além das receitas elaboradas pela nutricionista para dar um drible no mal-estar:
Vitamina E (Tocoferol): avelã, semente de girassol, castanha do pará, amendoim, milho, amêndoa, óleo de milho, dentre outros.
Vitamina C (Ácido Ascórbico): goiaba, mamão, morango, laranja, brócolis, couve flor, pimentão, dentre outros.
Vitamina A (Retinol): manga, cenoura, beterraba, espinafre, tomate, couve.
Carotenoides (β-caroteno, licopeno): precursores da Vitamina A, batata doce, buriti, abóbora, cenoura, Pitanga, manga, pêssego.
Selênio: semente de chia, semente de girassol, castanha do pará, salmão, peito de frango, ovo, feijão, farinha de trigo.
Flavonoides: brócolis, salsa, manga, maça, couve, rúcula, cebola.
Suco de abacaxi e maçã
Ingredientes:
- 2 rodelas de abacaxi sem o miolo
- ¼ de maça fuji
- 1 folha de couve
- 2 lascas de gengibre
- Gelo s gosto
Modo de Preparo:
- Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Suco de laranja com alecrim
Ingredientes:
- 200 ml suco de laranja
- 1 colher de sopa de alecrim
- Gelo a gosto
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Suco de Morango com água de coco e hortelã
Ingredientes:
- 200 ml de água de coco
- 5 morangos picados
- 2 folhas de hortelã
- Gelo a gosto
Modo de Preparo:
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.
Isotônicos caseiro
Ingredientes:
- 500 ml de água
- Suco natural de frutas (laranja, limão, uva – 50 ml)
- 2 colheres de sopa rasas de açúcar demerara
- 1 colher de chá de sal
Modo de Preparo:
Misture bem todos os ingredientes e beba em seguida.