[ad_1]
A Organização Mundial da Saúde (OMS) admitiu nesta quinta-feira, 18, que uma vacina contra o novo coronavírus pode ficar pronta ainda neste ano, com centenas de milhões de doses já produzidas. A declaração foi feita pela cientista-chefe da entidade, Soumya Swaminathan.
“Estou esperançosa, estou otimista. Mas o desenvolvimento de vacinas é uma empreitada complexa, ele envolve muita incerteza”, disse.
Swaminthan lembrou que a vantagem é que existem muitas vacinas em testes e que, portanto, se uma fracassar, existem outras que podem dar certo.
No momento, há 133 estudos debruçados em encontrar um imunizante contra o vírus, e cerca de 10 vacinas em potencial já sendo testadas em humanos. Uma delas é a desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, que está na terceira e última fase e será testada em voluntários no Brasil.
Distribuição
A cientista não citou uma vacina específica, mas disse que a expectativa é contar com mais dois bilhões de doses até o final de 2021.
Ainda será montado um plano de distribuição das doses, mas a ideia inicial é imunizar prioritariamente profissionais da saúde que estão combatendo o vírus, como médicos e enfermeiros, além de pessoas vulneráveis por causa da idade ou outras doenças.
#NessaQuarentenaEuVou – Dicas durante o isolamento:
[ad_2]
Fonte