[ad_2]
por Elcio Silva | Texto e foto –
Realizado há oito anos, o programa Giro Cultural USP tem o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, cultural e científico da universidade e de obras modernistas importantes da cidade de São Paulo
Conhecer a maior universidade da América Latina, sua história, museus, acervos culturais e científicos é o que propõe o programa Giro Cultural USP. Criado em 2012 pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), já atendeu cerca de 37 mil pessoas em três opções de roteiros no campus Butantã – Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico – e uma opção fora do campus: A USP e a São Paulo Modernista, que destaca as principais obras e edificações modernistas da capital.
Para o professor Ricardo Ricci Uvinha, coordenador do programa, a iniciativa pode trazer um novo olhar sobre a USP e a capital paulista.
“O Giro Cultural USP é um programa que promove passeios gratuitos à população com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da USP. A meta para 2020 é ampliar a participação de nosso público, que é formado por estudantes de ensino médio, pais e filhos que vivem a expectativa do vestibular, visitantes de outras cidades e países, pessoas idosas, com deficiência e mobilidade reduzida, grupos de amigos, alunos, funcionários e docentes da USP”, destaca.
Nos moldes dos passeios “city sightseeing” realizados nos mais importantes centros urbanos mundiais o roteiro Vista Panorâmica busca situar e integrar o visitante ao campus Cidade Universitária, no Butantã. Acompanhados por mediadores durante o trajeto, os participantes conhecem um pouco sobre a história da criação da USP e recebem informações sobre as unidades de ensino, institutos e museus que compõem o campus.
Durante o percurso os monitores destacam ainda a Torre do Relógio, as esculturas da artista Tomie Ohtake, o monumento em homenagem a Ramos de Azevedo – mais conhecido como praça do cavalo – e o monumento em homenagem a Armando de Salles Oliveira. A duração do passeio é de 1h30.
Quem opta pelo roteiro Acervo Científico tem a possibilidade de conhecer um pouco do acervo, da pesquisa e da produção científica da USP em quatro museus da universidade. O Museu Oceanográfico, o Museu de Anatomia Veterinária, o Museu de Geociências e o Museu de Anatomia Humana fazem parte do trajeto e os participantes recebem informações de monitores da USP especializados nas mais diversas áreas de atuação do instituto visitado. A duração do passeio é de 2h30 e os grupos escolhem três, dentre as quatro opções.
Os espaços de cultura do campus e um pouco da vasta produção da USP nessa área podem ser conhecidos pelo roteiro Acervo Cultural. Exposições, corais, cinema, grupos teatrais, orquestras e baterias universitárias são alguns dos tópicos apresentados. O roteiro, que também dura 2h30, tem pontos de parada na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, no Museu da Educação e do Brinquedo e no Arquivo Geral da USP. Para este roteiro os grupos também optam por três, dentre as opções culturais disponíveis.
Agendamentos
Com mais de 29 mil pessoas atendidas, os roteiros Vista Panorâmica, Acervo Cultural e Acervo Científico ocorrem de terça a sexta-feira no campus Butantã em dois horários: 10h e 14h. Para agendar a visita os interessados precisam entrar em contato com o Giro Cultural de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, pelo telefone (11) 3091-1190 ou pelo e-mail [email protected] Os passeios em 2020 iniciam em fevereiro e recebem grupos com o mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas.
Considerando o volume de solicitações e para planejamento das escolas e grupos, é indicado que o agendamento seja realizado com no mínimo três meses de antecedência.
“Além de detalhes arquitetônicos, o Giro Cultural traz também aspectos históricos, arquitetônicos, culturais, históricos e político-sociais dos locais visitados. Acredito que seja relevante para um novo olhar tanto sobre a USP como sobre a cidade de São Paulo”, afirma o professor Uvinha.
A USP e a São Paulo Modernista
Iniciado em 2013, o roteiro A USP e a São Paulo Modernista destaca a presença da USP em São Paulo e aponta aspectos históricos, culturais e arquitetônicos do Modernismo na cidade. O passeio é gratuito e acontece todos os sábados, das 10h às 14h, com saída e chegada na estação Alto do Ipiranga do Metrô. Até 2019, quase 8 mil pessoas já foram atendidas neste trajeto.
As inscrições são feitas pelo formulário no site da Síntese Eventos, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3721-5720. O itinerário inclui 25 pontos, com paradas no Parque da Independência – Museu Paulista, no Teatro Municipal e no Museu de Arte Contemporânea da USP, localizado no Parque do Ibirapuera.
O passeio conta com uma equipe de mediadores composta por historiadores, antropólogos, sociólogos e arquitetos, além de guia com cadastro no Ministério do Turismo. Com quatro horas de duração, a atividade gratuita tem 40 vagas por dia.
Serviço
Giro Cultural USP
Roteiros: Vista Panorâmica | Acervo Científico | Acervo Cultural
Inscrições
O Giro Cultural USP está disponível para agendamento de grupos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: (11) 3091-1190. E-mail: [email protected]
Os passeios estão sujeitos a confirmação da equipe do Giro Cultural.
Quanto | Gratuito
Quando | As inscrições para 2020 já iniciaram.
Grupos | Mínimo de 15 e máximo de 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é o Portão 10 do Centro de Práticas Esportivas da USP – CEPEUSP, localizado na Avenida Mello Moraes, 661, Cidade Universitária – Butantã.
Roteiro: A USP e a São Paulo Modernista
Inscrições
As inscrições são feitas pelo formulário no site da Síntese Eventos, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3721-5720.
Quanto | Gratuito
Quando | As inscrições para 2020 já iniciaram.
Grupos | 40 pessoas
O ponto de encontro para os grupos é a estação Alto do Ipiranga do Metrô.
Para mais informações e itinerário acesse o site:
https://www.sinteseeventos.com.br/site/index.php/acoes/roteirosculturais
GIRO CULTURAL USP
Site: www.cultura.usp.br/girocultural
Facebook: www.fb.com/giroculturalUSP
[ad_2]
Fonte