Lavar bem as mãos é a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus. Mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a real eficácia do uso de álcool gel. Afinal, ele mata realmente o Covid-19?
A resposta é sim. De acordo com uma nota publicada pelo Conselho Federal de Química (CFQ), o álcool etílico (etanol) é um eficiente desinfetante de superfícies/objetos e antisséptico de pele, mas não é qualquer um que funciona.
“Para este propósito, o grau alcoólico recomendado é 70%, condição que propicia a desnaturação de proteínas e de estruturas lipídicas da membrana celular, e a consequente destruição do microrganismo”, explica o presidente da entidade, José de Ribamar Oliveira Filho.
Como é a ação do álcool sobre o vírus?
O vírus Covid-19 possui uma cápsula de gordura protetora, quando álcool entra em contato com essa estrutura, ele retira esse envelope e mata o vírus.
Água e sabão
O álcool gel dever ser usado sempre que não houver uma pia por perto. Do contrário, a higiene das mãos com água e sabão é o mais recomendável, devido sua eficiência maior contra o vírus.
Apesar de um cuidado básico, não é todo mundo que lava as mãos da maneira correta. Esta semana, o ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta, demonstrou o jeito correto, em um encontro com jornalistas. No tutorial, ele enfatizou que é preciso sempre lavar a parte de dentro das mãos, as unhas, o dorso e entre os os dedos.
Veja no link abaixo outros cuidados que ajudam a prevenir a infecção pelo novo coronavírus: