[ad_1]
Conhecido pelo contraste entre a delicadeza de seus vitrais e suas fortes e altas colunas de concreto, o Santuário Dom Bosco completa 50 anos neste sábado,23.
Projetado pelo arquiteto mineiro Carlos Alberto, o santuário foi construído em homenagem ao padroeiro de Brasília, São João Belchior Bosco. A edificação tem estilo gótico e é formada por 80 colunas e vitrais em 12 tonalidades de azul.
Em seu interior, chama a atenção o lustre de 3,5 metros de altura, formado por 7.400 peças de vidro murano, simbolizando Jesus. Destaque também para as grandes portas, produzidas em ferro e bronze, com baixos-relevos que relembram a vida de Dom Bosco.
As 12 portas talhadas em bronze são de autoria do artista Gianfrancesco Cerri, que também assina o painel em bronze na pia batismal e a pintura em acrílico no sacrário.
A igreja foi eleita uma das sete maravilhas de Brasília em 2008 pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), entidade com sede em Barcelona. Com esse, título o Santuário foi incluído pelo Governo do Distrito Federal na rota turística de Brasília.
A celebração dos 50 anos será diferente, devido ao momento atual da pandemia. A missa de aniversário será transmitida ao vivo no domingo, 24, às 18h, pelas redes sociais do Santuário.
Também no domingo, será inaugurado o busto de Dom Bosco na igreja.
Rota da Paz
O Santuário Dom Bosco é um dos destaques da Rota da Paz, que faz parte do Tour Virtual de Brasília, criado em abril deste ano pela Secretaria de Turismo do DF em celebração aos 60 anos da capital federal.
A Rota da Paz reúne, ao todo, 12 atrativos místicos e religiosos do DF e entorno, e tem representantes de todas as crenças.
Outras seis rotas compõem o Tour Virtual: Rota Cívica, Rota Arquitetônica, Rota Cultural, Rota Náutica, Rota do Cerrado, e Rota Fora dos Eixos.
[ad_2]
Fonte