[ad_1]
Uma pesquisa sorológica realizada na cidade de São Paulo indica algo já esperado: uma subnotificação gigante de casos de covid-19. Segundo dados preliminares obtidos pela Prefeitura, 1,2 milhão de pessoas já foram infectadas pelo novo coronavírus na capital. Para se ter uma ideia, esse número supera o total de casos da Espanha e França juntas.
Os índice oficial de infectados pelo coronavírus na cidade registra, até o momento, 120 mil casos, ou seja apenas 10% do total descoberto no mapeamento.
A pesquisa, que começou no dia 10 de junho, funciona por amostragem para rastrear quantas pessoas contraíram o vírus. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, foram feitas 5.416 pesquisas sorológicas em 96 distritos com moradores acima dos 18 anos escolhidos por sorteio.
Essas pessoas passaram por exame sorológico, aquele teste rápido feito a partir de uma gota de sangue que diz se a pessoa teve ou não contato com o vírus antes.
O teste rápido é considerado como um método auxiliar para o detecção do novo coronavírus. Ele ajuda a orientar ações de reabertura da economia, porém, não é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o diagnóstico.
Por conta do alto número de casos oficiais na capital, São Paulo é uma das cidades que vai testar a vacina contra o coronavírus, desenvolvida pela Universidade de Oxford. A aplicação em voluntários já começou. Saiba os detalhes no link abaixo:
[ad_2]
Fonte