Um shopping de Belém, no Pará gerou revolta na internet, nesta terça-feira, 17, após divulgar um post no Twitter, com suas iniciativas para a prevenção do novo coronavírus. No post, o Shopping Pátio Belém usou a foto uma faxineira chamada Dona Rosa, já idosa e portanto pertencente ao grupo de risco para a Covid-19, esterilizando um elevador.
“Por aqui continuamos cuidando de vocês e de toda família Pátio Belém com a ajuda da Dona Rosa, da Rejane e de toda nossa equipe da limpeza, que ganhou reforço de mais de 30 pontos de Álcool em espuma, para uso de todos. A prevenção é nosso maior aliado! Vamos juntos?”, diz o post.
Por aqui continuamos cuidando de vocês e de toda família Pátio Belém com a ajuda da Dona Rosa, da Rejane e de toda nossa equipe da limpeza, que ganhou reforço de mais de 30 pontos de Álcool em espuma,para uso de todos. A prevenção é nosso maior aliado! Vamos juntos? pic.twitter.com/eOLwsFH1yq
— Shopping Pátio Belém (@patiobelem) March 16, 2020
Na web, a postura do shopping foi irresponsável já que segundo determinado pela Organização Mundial da saúde (OMS), pessoas asmáticas, com doenças do coração, fumantes, diabéticos e idosos são aquelas que mais tem risco de morte ao serem infectadas pelo novo coronavírus. Veja a repercussão:
A idosa do grupo de risco – sendo usada de garota propaganda.
Essa senhora deveria tá em casa, guardada e sendo remunerada enquanto o país entra em Quarentena
Bando de lixo
— Andreza Delgado #PerifaCon2020 (@andrezadelgado) March 17, 2020
Que a Dona Rosa processe vcs ❤️
— Kampf, mas não aquele lá. (@LizzardMFK) March 17, 2020
Sério que vocês colocaram uma idosa, que se encontra no grupo de risco, para higienizar as coisas? Ainda por cima, se vangloriando?????????????
Que tal vocês derem uma licença para Dona Rosa e contratarem alguém que estivesse em boas condições para aguentar uma possível vírus? pic.twitter.com/MjKnfFKmWu
— vivi 🍓 NETFLIX RENOVA ON MY BLOCK (@eusoburra) March 17, 2020
MEU DEUS! A vergonha, meu pai amado. Colocando alguém do grupo de risco, sem proteção nenhuma, limpando o ambiente para aglomeração dos “cidadão de bem”.
— é sweet, não soft (@RapaduraHype) March 17, 2020
Uma idosa exposta ao risco, vcs são irresponsáveis
— O Pato c Álcool Gel nas Patinhas da Casa 58 (@PatoCorporation) March 17, 2020
Gente, pfvr vamos pensar mto bem antes de postar algo assim para dar exemplo. Idosos são alto grupo de risco. Mostrem a preocupação de vcs liberando os funcionários idosos sem desconto de seu salário e divulguem isso. Essa é a mensagem que quero ver e não ela limpando para outros
— Wanstworld (@Wan_Aleixo) March 17, 2020
Em nota enviada à Catraca Livre, o Shopping Belém se manifestou por meio de sua assessoria de imprensa admitindo o erro e informando a decisão de colocar todos seus funcionários idosos em quarentena. Confira a íntegra da nota:
Sobre o post que repercutiu nas redes sociais nesta terça (17), o Shopping Pátio Belém esclarece que preza sempre pelo respeito e transparência na relação que construiu ao longo desses anos com seus clientes, colaboradores e toda sociedade paraense.
Visando mostrar as ações de higienização e prevenção para combater o Coronavírus, o empreendimento utilizou a imagem de uma colaboradora da melhor idade, muito valorizada em nosso empreendimento e sempre disposta a atender aos nossos consumidores da melhor forma possível.
O Pátio ressalta que errou, mas está tomando todas as medidas corretas em relação à proteção de todos os seus colaboradores. E com relação os funcionários da melhor idade, a partir de hoje, estes entrarão em quarentena, ação que foi adotada com o objetivo, acima de tudo, de garantir o bem-estar dos colaboradores. Vale salientar que outras medidas foram adotadas no Pátio para garantir a segurança dos usuários do shopping, entre as quais:
- – Instalação de displays com álcool em gel no mall;
- – Higienização de mobiliários, elevadores, banheiros, caixas eletrônicos, caixas de cobrança de estacionamento utilizando álcool 95 GL e álcool isopropílico.
- – Instalação de mantas filtrantes G4, bactericidas, no sistema de ar-condicionado;
- – Cancelamento temporário do projeto AtivaIdade, de ginástica para clientes da melhor idade;
- – Cancelamento temporário das missas dominicais.
Posterior a nota, o Shopping Belém enviou e-mail para a Catraca Livre garantindo que os funcionários em quarentena continuação a receber integralmente. “Receberão normalmente. O Shopping segue o que determina a CLT”, informou a assessoria de imprensa.