No mês de conscientização sobre o câncer de mama, um casarão nas imediações da Avenida Paulista, em São Paulo, vai oferecer uma série de atividades gratuitas voltadas à prevenção da doença. A ação organizada pelo Coletivo Pink conta com programação de terça a domingo, do dia 1º ao dia 20 de outubro.
Entre as atividades, estão oficinas, corte de cabelo solidário, cinema, música e intervenções artísticas. Algumas oficinas têm vagas limitadas, e, portanto, é necessário realizar inscrição pelo site www.coletivopink.com.br.
Além disso, uma intervenção com 30 painéis de fotos trará estampados os rostos de pacientes e informações que desmistificam os principais tabus enfrentados por elas durante o combate à doença.
No site do projeto é possível conferir a agenda completa do mês e se inscrever nas oficinas que exigem reserva de horário ou dispõem de vagas limitadas.
O Coletivo Pink é o resultado de muitas vozes: Instituto Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer (IVOC), Amor e União Contra o Câncer (AMUCC), Fundação Laço Rosa, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Fundação Nossa Casa, Meninas de Peito, Todos Juntos contra o Câncer (TJCC) e Instituto Frida Galera, juntamente com a Pfizer.
1ª semana: 1 a 6 de outubro
Tema: Meu corpo em cena – Da prevenção do câncer ao enfrentamento da doença
Algumas atividades:
Automaquiagem: É mais do que estética, é fortalecer a autoestima. Técnica, dicas e empoderamento feminino.
Crochê livre: Intervenção poética em crochê: O que faz você florir? É tempo de vivenciar o crochê como uma jornada, experimentar o imprevisto, deixar a criatividade fluir, tecer o próprio processo criativo.
Oficina de Flores: alimento e inspiração. As flores podem ser comestíveis, compondo chás e receitas, mas também podem deixar um ambiente mais bonito e perfumado. A versatilidade dessa verdadeira obra-prima da natureza é o destaque dessa oficina, que traz técnicas para cozinhar com flores, secar ou criar arranjos poéticos.
Oficina de Ervas Medicinais: plantinhas poderosas em uma rotina de autocuidado, para aprender a produzir travesseiros, chás, incensos e sais.
Impressão em Lenços com Flores: Matérias-primas cotidianas, como açafrão, folhas de eucalipto e folhas de rosas, vão compor estampas para a produção de lenços artesanais, formando peças únicas.
Aula Coletiva de Yoga no Jardim da casa: um estímulo para o combate ao sedentarismo, fator de risco para o câncer de mama.
2ª semana: 8 a 13 de outubro
Tema: Pensando e Racionalizado sobre câncer de mama e metástase – Mente e informação
Algumas atividades:
Escrita Criativa: Escrever-se a partir de experiências pessoais, como forma de experimentar, destravar e elaborar.
Bordado na Fotografia: Aquela fotografia inspiradora, que retrata um momento inesquecível, pode se tornar um objeto mais único ainda.
Livros Bordados: Um livro de memórias é um objeto especial para anotar o que é importante para você: podem ser os detalhes de uma viagem, frases, recados. O importante é que cada caderno produzido será uma peça única, refletindo a energia criativa de cada participante.
Oficina de Fotografia para Celular: A melhor câmera é aquela que está com você quando algo de bom acontece! Técnicas e truques para extrair o melhor ângulo e aproveitar todos os recursos dessa super câmera portátil.
Imagine e Desenhe: Ouvir mulheres e interagir com elas, criando um marcador de página com o rosto de cada uma e usando frases de estímulo ao amor-próprio.
3ª semana: 15 a 20 de outubro
Tema: Emoções e saúde – Qual é o impacto desse aspecto no tratamento e na recuperação da paciente?
Algumas atividades:
Oficina de Feltragem: Técnica com pigmentos naturais em lã colorida, permitindo a criação de várias peças delicadas.
Macramê, tecer com as mãos: Essa tecelagem manual, na qual os próprios dedos vão cruzando fios que se prendem por nós, é capaz de produzir formas decorativas inspiradoras, com cruzamentos geométricos e franjas.
Cala Boca Já Morreu: Experiência de conversação e arte com as visitantes, que são convidadas a dizer aquilo que não pode mais ser calado, enquanto a artista Ana Teixeira materializa esse discurso em obras pessoais.
Danças circulares: Uma vivência integrativa, para sentir a força do coletivo e celebrar a união.
Todas as semanas
Corte de cabelo solidário
Quem tem fios de pelo menos 20 cm de comprimento terá a chance de fazer uma paciente mais feliz!
Música
Shows gratuitos, apresentados por mulheres afinadíssimas: da música clássica ao forró, passando pela sofisticação da ópera e pela brasilidade do samba, seis estilos musicais compõem a programação eclética do Coletivo Pink, sempre às sextas-feiras e domingos:
· Jazzmim Combo (Jazz/MPB)
· As Choronas (Choro)
· Pé de Manacá (Forró)
· Priscila Amorin (MPB)
· Edna Oliveira (Clássica e Ópera)
· Samba da Rainha (Samba)
Artes cênicas
Circo Choque Rosa: Quatro palhaças são obrigadas a se aventurar no tão temido mundo FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde mulher nenhuma pode se aventurar. Será?
Contação de histórias com Kiara Terra: Dinâmica colaborativa na qual os participantes são convidados a partilhar histórias vividas, experimentando a sensação de empatia e pertencimento a partir do momento em que as diferentes narrativas se encontram.
Cinema no jardim
Curadoria de filmes ligados ao universo feminino e às temáticas em discussão durante o projeto.
Serviço
Projeto: Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa
Duração: De 1 a 20 de outubro de 2019, sempre de terça-feira a domingo
Horário: Terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h
Endereço: Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo (Metrô Brigadeiro)
Inscrições: www.coletivopink.com.br
Outubro Rosa
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e busca estimular a participação da população, empresas e entidades.
O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.