Os empresrios brasileiros precisam ocupar espao em fruns internacionais, liderando os debates de relevncia global
Os incndios na Amaznia nos deram um importante alerta. Os esforos para conter o desmatamento precisam ser contnuos e constantemente revisados e reforados. Mas eles tambm sinalizaram o abismo que existe entre o que feito no Brasil em termos de sustentabilidade e a percepo da comunidade internacional.
Essa disparidade me lembrou da expresso em ingls walk the talk pratique o que voc diz. Incrivelmente, neste caso a expresso deveria ser ao contrrio: talk the walk, conte o que voc pratica. Ficou claro que, como pas, sociedade e setor privado, ainda no fomos capazes de realmente mostrar para o resto do mundo a sofisticao e os avanos alcanados em sustentabilidade.
Campanhas em momentos de crise so eficazes at certo ponto. Sempre fica a desconfiana de que as informaes e os nmeros foram maquiados, de que tudo no passa de propaganda. O que precisamos fazer participar dos grandes fruns de discusses globais de maneira consistente. To importante quanto o governo fazer isso a participao do setor privado especialmente dos lderes empresariais.
Os CEOs e as empresas tm cada vez mais assumido um papel de liderana em assuntos como educao, mudana climtica, desenvolvimento social e sustentabilidade. Em assuntos ambientais, no h dvida de que as empresas brasileiras tm inovao e experincia de sobra para compartilhar.
Mas no adianta falarmos apenas para a audincia nacional. Os empresrios brasileiros precisam falar para o pblico internacional. Em grandes conferncias como COP Climtica e o High Level Political Forum da Organizao das Naes Unidas (ONU), entre outras, comum vermos CEOs americanos e europeus. Mas muito raro vermos representantes brasileiros.
Empresrios americanos e europeus entendem h tempos a importncia de participar de grandes eventos internacionais. uma forma inteligente de soft power uma oportunidade para educar e reforar para a comunidade internacional sobre o que a empresa, o setor e o pas esto fazendo sobre um determinado assunto.
Sem dvida nenhuma, um investimento importante de tempo e recursos que no trar resultados a curto prazo, mas certamente o far a mdio e longo prazos. Quando defendemos a abertura do Brasil, importante lembrarmos que isso tambm inclui levar a voz do setor privado brasileiro para as grandes discusses globais. Temos credenciais de sobra para contribuirmos e liderarmos essas discusses.
preciso, no entanto, reconhecer o poder do soft power e torn-lo parte da estratgia empresarial. preciso ocupar espao internacionalmente. Caso contrrio, seguiremos no contrap, tentando provar que as credenciais que nos so exigidas ns j desenvolvemos h tempos.
* Gabriela Dorlhiac diretora executiva da Cmara Internacional de Comrcio no Brasil