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Talk the walk: precisamos falar mais sobre sustentabilidade

Os empresrios brasileiros precisam ocupar espao em fruns internacionais, liderando os debates de relevncia global

Os incndios na Amaznia nos deram um importante alerta. Os esforos para conter o desmatamento precisam ser contnuos e constantemente revisados e reforados. Mas eles tambm sinalizaram o abismo que existe entre o que feito no Brasil em termos de sustentabilidade e a percepo da comunidade internacional.

Essa disparidade me lembrou da expresso em ingls walk the talk pratique o que voc diz. Incrivelmente, neste caso a expresso deveria ser ao contrrio: talk the walk, conte o que voc pratica. Ficou claro que, como pas, sociedade e setor privado, ainda no fomos capazes de realmente mostrar para o resto do mundo a sofisticao e os avanos alcanados em sustentabilidade.

Campanhas em momentos de crise so eficazes at certo ponto. Sempre fica a desconfiana de que as informaes e os nmeros foram maquiados, de que tudo no passa de propaganda. O que precisamos fazer participar dos grandes fruns de discusses globais de maneira consistente. To importante quanto o governo fazer isso a participao do setor privado especialmente dos lderes empresariais.

Os CEOs e as empresas tm cada vez mais assumido um papel de liderana em assuntos como educao, mudana climtica, desenvolvimento social e sustentabilidade. Em assuntos ambientais, no h dvida de que as empresas brasileiras tm inovao e experincia de sobra para compartilhar.

Mas no adianta falarmos apenas para a audincia nacional. Os empresrios brasileiros precisam falar para o pblico internacional. Em grandes conferncias como COP Climtica e o High Level Political Forum da Organizao das Naes Unidas (ONU), entre outras, comum vermos CEOs americanos e europeus. Mas muito raro vermos representantes brasileiros.

Empresrios americanos e europeus entendem h tempos a importncia de participar de grandes eventos internacionais. uma forma inteligente de soft power uma oportunidade para educar e reforar para a comunidade internacional sobre o que a empresa, o setor e o pas esto fazendo sobre um determinado assunto.

Sem dvida nenhuma, um investimento importante de tempo e recursos que no trar resultados a curto prazo, mas certamente o far a mdio e longo prazos. Quando defendemos a abertura do Brasil, importante lembrarmos que isso tambm inclui levar a voz do setor privado brasileiro para as grandes discusses globais. Temos credenciais de sobra para contribuirmos e liderarmos essas discusses.

preciso, no entanto, reconhecer o poder do soft power e torn-lo parte da estratgia empresarial. preciso ocupar espao internacionalmente. Caso contrrio, seguiremos no contrap, tentando provar que as credenciais que nos so exigidas ns j desenvolvemos h tempos.

* Gabriela Dorlhiac diretora executiva da Cmara Internacional de Comrcio no Brasil

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