Site icon Ecoo

Tratamento com radiação micro-ondas destrói tumor em 4 minutos

Uma nova esperança contra o câncer vem sendo testada no Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo), ligado à Faculdade de Medicina da USP. A técnica chamada ablação possibilita a destruição de tumor em pouquíssimo tempo, dependendo do tamanho, em apenas quatro minutos.

O tratamento, que utiliza radiação micro-ondas para esquentar as células cancerígenas, é uma alternativa para casos em que a cirurgia não é indicada. Este método é comum para tumores pequenos, como de fígado, de rim, de pulmão e ósseos.

Na ablação, o médico utiliza uma agulha que é inserida no órgão afetado, até a ponta encontrar o tumor. Para localizá-lo, são usadas imagens de ultrassom ou de tomografia. Como não há cortes, nem cirurgia, o paciente pode ir para a casa geralmente já no dia seguinte ao do procedimento.

Crédito: reprodução/drkaloo/TwiiterA técnica utiliza micro-ondas para destruir o tumor

Tanto a ablação por micro-ondas quanto a tecnologia baseada em radiofrequência utilizam radiação pra esquentar o tumor, destruindo suas células. O esperado é que assim ele pare de crescer e de se espalhar.

jQuery(window).trigger('fbBeforeInit', params); FB.init(params); jQuery(window).trigger('fbAsyncInit'); ; (function(d, s, id) var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) return; js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); (document, 'script', 'facebook-jssdk')); )(jQuery);

Fonte