Já era sabido que usar o celular na cama perto da hora de dormir prejudica o sono, mas um novo estudo observou que os danos podem ser ainda maiores. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, a luz azul emitida por esses aparelhos funciona como um desregulador endócrino, capaz de desequilibrar a produção de insulina, hormônio que atua no controle do açúcar no sangue.
O estudo recomenda que se exponha a apenas 5 lux de luz durante a noite para que o ritmo circadiano, responsável por controlar os níveis hormonais nos tecidos endócrinos, não seja afetado. Ainda de acordo com a publicação, um tablet, TV ou telefone celular, a um metro de distância do rosto, poderia emitir mais de 5 lux de luz, com alguns atingindo até 40.
Essa exposição torna-se especialmente prejudicial se acontecer quando acontece cerca de uma hora antes de dormir.
O que fazer?
Para diminuir esses danos, os pesquisadores recomendam algumas medidas, como o uso de óculos de bloqueio de luz azul, vendido na internet. O uso do acessório em frente aos computadores, smartphones, tablets e TV pode ajudar a reduzir o efeito negativo da luz noturna no ritmo circadiano do corpo.
jQuery(window).trigger('fbBeforeInit', params);
FB.init(params);
jQuery(window).trigger('fbAsyncInit');
;
(function(d, s, id)
var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0];
if (d.getElementById(id)) return;
js = d.createElement(s); js.id = id;
js.src = "http://connect.facebook.net/pt_BR/sdk.js";
fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs);
(document, 'script', 'facebook-jssdk'));
)(jQuery);
Fonte