[ad_1]
O uso de máscaras em todo o estado de São Paulo será obrigatório a partir da próxima quinta-feira, 7. Quem descumprir a regra pode ser multado. A medida é para tentar conter o avanço do novo coronavírus (covid-19).
Segundo o governador João Doria (PSDB), as prefeituras deverão editar decretos para definir multas a quem desobedecer a norma e também especificar qual agente público fará a fiscalização.
“É uma obrigatoriedade, mas tenho certeza que o cidadão terá responsabilidade de, ao usar a máscara e recomendar que outros membros da família usem, você estará defendendo a vida de seus familiares, amigos e vizinhos”, disse o governador
Na capital, o prefeito Bruno Covas (PSDB) afirmou que uma regulamentação vai definir como será a fiscalização. O anuncio deverá ser feito até o dia 6.
“Até dia 6, a gente vai definir na cidade de São Paulo se essa fiscalização será feita pela GCM ou pelos fiscais das subprefeituras se a multa vai ser aplicada sobre as pessoas ou sobre os estabelecimentos que permitem a entrada de pessoas sem as máscaras”, disse o prefeito em coletiva no Palácio dos Bandeirantes.
Transporte público
Nesta segunda-feira, 4, entrou em vigor o decreto que obriga o uso de máscaras nos transportes público — CPTM, Metrô, SPTrans, EMTU– e privado — táxis e transporte por aplicativo– e desde a última semana ninguém entra em ônibus, metro ou trem sem estar protegido.
Também hoje a prefeitura começou a bloquear algumas avenidas da capital para desestimular a população a sair de casa. A previsão era de que os fechamentos de vias ocorressem na faixa horária de 7h às 9h, mas, de acordo com o órgão, poderão ser ampliados nos próximos dias, caso não haja melhora no índice de isolamento social no município. Ontem, o índice foi de 59%, quando o ideal é de 60% a 70%.
São Paulo é o epicentro do novo coronavírus no país. O estado tem 2.627 mortes e 31.772 casos confirmados da doença.
[ad_2]
Fonte