A youtuber norte-americana Eugenia Cooney, de 23 anos, choca pela extrema magreza e há muito tempo é tema de discussão nas redes sociais. A influencer, que sofre de anorexia nervosa, coleciona milhões de inscritos no YouTube e muitos deles parecem admirar e almejar a aparência da jovem.
Não são raros os elogios à aparência de Cooney, conhecida como a “youtuber mais magra do mundo”. Um de vídeos mais comentados, em que ela aparece esquelética e visivelmente doente, adolescentes fazem comentários positivos sobre seu corpo. “Você sempre é tão bonita Eu amo seu estilo”, diz uma jovem. “Eu peso 28 kg, tenho 12 anos”, escreve outra.
Embora gravemente doente, a blogueira e youtuber nunca havia comentado sobre seu distúrbio, mesmo quando recebia mensagens de alguns fãs preocupados com sua saúde. “Por favor, por favor, peça ajuda. Todos nós lutamos com nossos próprios problemas, mas todos nós temos que fazer algo sobre isso para nos curarmos”, diz uma das mensagens.
Jornada de cura
Em julho deste ano, após ficar meses afastada das redes sociais, Eugenia voltou a postar em seu Instagram e comentou que estava se cuidando. “Eu estou tirando uma folga e me concentrando em meus problemas e minha saúde. Tem sido um ano muito difícil e uma jornada difícil, mas estou muito animada por estar de volta”, escreveu.
No post, a blogueira aproveita para comentar sobre um vídeo que mostra seu processo de cura. No vídeo-documentário, aparecem imagens chocantes de seu corpo no auge da doença, seu dia a dia durante o tratamento e seu relacionamento com a mãe, que parece não se dar conta da gravidade da condição da filha. Confira abaixo:
Embora Cooney ainda esteja magra, nas imagens, ela parece estar em um estado melhor de saúde, o que fez com que parte de seus seguidores a parabenizassem pelo que parece ser uma grande recuperação da dismorfia corporal.
Anorexia
Anorexia nervosa é um distúrbio alimentar caracterizado pela restrição persistente na ingestão de alimentos, pelo medo de ganhar peso e por distúrbio no peso ou forma como o indivíduo enxerga o próprio corpo.
Leia mais sobre essa doença grave que pode leva à morte.