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Voc sabe o que sustentabilidade?

Muito tem se falado em sustentabilidade e a importncia de pratic-la, mas voc sabe o significado desse conceito?

Pesquisa realizada pela Unicamp (Universidade de Campinas) avaliou a percepo que os consumidores tm sobre sustentabilidade e concluiu que muitas pessoas confundem conceitos, de acordo com seu nvel de informao e escolaridade, e no priorizam comportamentos que podem contribuir com o meio ambiente.

Ao todo, 590 consumidores das regies de Campinas, Jundia e So Paulo tiveram os comportamentos e crenas sobre o tema analisados.

Segundo definio da ONU (Organizao das Naes Unidas), a sustentabilidade se trata de um desenvolvimento que atende s necessidades das geraes atuais sem comprometer a capacidade das geraes futuras para atender s suas prprias necessidades. O conceito tem trs pilares: ambiental, social e econmico, mas especialistas avaliam que o meio ambiente o ponto mais forte para os indivduos, por uma questo histrica.

Significado para os consumidores

Na pesquisa, foram entrevistadas pessoalmente 150 pessoas, com ensinos superior e mdio, na primeira etapa do estudo. Foram utilizadas tcnicas que permitiam “respostas livres” dos consumidores, de acordo com o entendimento de cada um. Quatro perguntas foram feitas a eles, que deveriam escrever o que viesse cabea.

Na viso dos entrevistados, a sustentabilidade se trata de alimentao saudvel produzida de forma sustentvel. Eles tambm se lembraram dos alimentos orgnicos, apesar de o consumo no ser um hbito comum dos brasileiros.

Na avaliao, as pessoas com ensino superior relacionaram a sustentabilidade mais com as questes do meio ambiente e econmica, principalmente os homens. Os entrevistados com ensino mdio, ligaram nutrio e o sustentar, especialmente as mulheres.

Hbitos alimentares

A segunda fase da pesquisa foi realizada online, com 440 consumidores e focou nos hbitos alimentares sustentveis. A proposta do estudo era analisar o entendimento sobre os benefcios ambientais resultantes de um consumo sustentvel e a capacidade que teriam de mudar o comportamento, reduzindo carne vermelha, por exemplo, ato que resultaria na diminuio da emisso de gs carbnico na atmosfera.

O estudo identificou que a atitude de comprar em quantidade que evite o desperdcio foi predominante entre os entrevistados. Por outro lado, a realidade do pas, analisada na pesquisa, de um histrico de desperdcio tanto no consumo quanto na produo de alimentos.

Com relao ao consumo de carne, ficou demonstrado que a reduo algo difcil, principalmente entre o pblico masculino.

A pesquisa concluiu que melhorar a relao das pessoas com a alimentao saudvel e sustentvel depende de incentivo para o consumidor e tambm para a produo, garantindo mais acessibilidade aos alimentos orgnicos, por exemplo.

 



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