Abacaxi altera ou não o gosto do sêmen? - Ecoo

Abacaxi altera ou não o gosto do sêmen?

Mito ou verdade que comer abacaxi influência no gosto do sêmen? Verdade. O sabor fica mais docinho nos homens que tem o hábito de comer da fruta com frequência.

O motivo é que o sêmen dos homens apresentarem alteração de sabor estaria na alimentação.  Isso porque ele é formado por diversas substâncias produzidas pela próstata, testículos, epidídimos, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais. Entre os elementos da sua composição, estão a frutose, o sódio, as proteínas, as vitaminas, e outros minerais e nutrientes que são adquiridos através da alimentação, explica o urologista Dr. Emilio Sebe, ao site Minha Vida, parceiro da Catraca Livre.

Crédito: IstockA frutose deixa o sêmen adocicado

Gosto, cor e cheiro do sêmen
Cuidar da saúde íntima é muito importante e, geralmente, a consistência, a cor, o odor e o gosto do sêmen podem indicar doenças na região genital.

Em termos gerais, a composição do sêmen inclui plasma seminal e espermatozoides. O primeiro é constituído por aminoácidos, enzimas e, principalmente, frutose, que servem como fonte de energia para os espermatozoides.

Após a ejaculação, o esperma possui um aspecto viscoso e espesso, pois se encontra coagulado – o que ajuda na aderência do sêmen dentro do útero, para facilitar a fecundação. Já a cor usual varia entre branco e acinzentado.

Entretanto, esta tonalidade pode mudar se o homem estiver com algum problema de saúde. Por exemplo, quando o sêmen apresenta uma cor marrom ou avermelhada, significa que há algum sangramento no organismo.

A cor amarela no esperma, por sua vez, serve como indicativo de uma infecção bacteriana ou viral. Já uma cor muito clara ou cristalina pode significar baixa concentração ou ausência de espermatozoides.

Frutose deixa o sêmen adocicado
Quanto ao sabor, segundo o urologista Jorge Hallak, o gosto do sêmen saudável é considerado neutro, caracterizado pelo pH alcalino em que se encontra, entre 7,2 a 8.

No caso de um pH ácido, isso pode significar ausência de espermatozoides, o que altera o gosto do sêmen. Já o cheiro pútrido e gosto estranho, fora do normal, também podem dar indícios de doenças.

Neste contexto, a presença de frutose no líquido seminal seria a responsável por conferir um gosto adocicado. O mais curioso é que esse sabor ainda pode se tornar mais agradável ao paladar quando o homem ingere alguns alimentos específicos.

Dicas para melhorar a saúde do esperma. Continue lendo essa e outras dicas no site Minha Vida. 



Fonte

Leave a Reply