Ministro diz que coronavírus não é preocupação para o Carnaval - Ecoo

Ministro diz que coronavírus não é preocupação para o Carnaval

O Ministro da Saúde Henrique Mandetta reconheceu durante coletiva de imprensa na última terça-feira, 28, que o Brasil está em perigo iminente para o novo coronavírus, apesar disso, ele afirmou que não há motivo para preocupação durante o Carnaval no Brasil. A justificativa é que turistas asiáticos não costuma vir ao país nesta época do ano.

A pasta também informou ainda não tem nenhuma orientação específica para evitar a propagação do vírus durante essa época.

Crédito: DivulgaçãoApesar de o Ministério da Saúde tranquilizar a população, especialista alerta para risco aumentado

“Não temos nenhuma recomendação específica de comportamento para o Carnaval, a não ser lavar as mãos repetidas vezes durante o dia com água e sabão, evitar levar as mãos não lavadas à boca e ao nariz, evitar compartilhamento de objetos, copos e talheres, limpar objetos e superfícies tocadas com frequência”, afirmou o Mandetta.

Por outro lado, especialista reconhece que o risco de propagação do vírus é maior, sim, durante o evento. “Em ambientes abertos, é mais difícil porque o vírus, em contato com o ar, não dura muito tempo, mas o contato muito próximo com a pessoa é que faz a transmissão”, explica a infectologista Thaís Guimarães, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). “Então, beijar na boca ou ter um contato muito próximo, aumenta a exposição ao vírus. Em bailes fechados, esse risco aumenta ainda mais”.

Como acontece a transmissão do novo coronavírus?

O novo coronavírus, oficialmente denominado de 2019-nCoV, é transmitido pelas secreções respiratórias. “Quando indivíduo fala ou espirra, ele expele gotículas que contêm o coronavírus que podem passar para outras pessoas”, afirma a infectologista. Segundo ela, o potencial de doenças respiratórias é muito grande porque a transmissão acontece pelo ar ou pelo contato pessoal com as secreções.

O que é possível fazer para se prevenir do novo coronavírus?

As recomendações para evitar infecção pelo novo coronavírus são parecidas com aquelas sugeridas em casos de gripe. Confira abaixo os cuidados indicados pelo Ministério da Saúde:

  • evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • manter os ambientes bem ventilados;
  • evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).
recomendações para evitar a transmissão de coronavírus

Crédito: Divulgação/Ministério da SaúdeLimpeza das mãos está entre as recomendações



Fonte

Leave a Reply